sábado, 20 de julho de 2013

O PERFUME DE CADA DÉCADA

Flores, frutas, madeiras. Saiba o que foi moda nas notas dos perfumes em cada década e quais os aromas de 2012
Com a recessão na economia e o prenúncio da guerra, a perfumaria se volta para os florais clássicos, que transmitem conforto e segurança.

1920
CHANEL  Nº 5

Ícone da década:
Ao som do charleston, é o auge dos forais e dos orientais. As fragrâncias eram encorpadas, com notas potentes de heliotrópio e baunilha.

1930
JOY, JEAN PATOU

Ícone da década:
 Com a recessão na economia e o prenúncio da guerra, a perfumaria se volta para os florais clássicos, que transmitem conforto e segurança.

1940
MISS DIOR


Ícone da década: 
 Em tempos de guerra, novas tendências olfativas, que incluíam rosa, gardênia e Jasmim, insinuam sensualidade, luxo e romantismo.

1950
YOUTH DEW, ESTEÉ LAUDER
Ícone da década:
 Nos anos dourados surge o primeiro perfume
americano, um floral oriental. "Foi também a época das colônias delicadas", lembra Camila Casemiro, gerente da casa de fragrâncias Firmenich.

1960
CALÉCHE, HERMÉS
Ícone da década:
 Hippies, revolução sexual... "Os florais marcantes marcam presença", explica a especialista Renata Ashcar. Também é a vez do patchuli.

1970
OPIUM, YSL
Ícone da década:
Simplicidade é a palavra-chave na moda de marcas como Kenzo, Armani, Calvin Klein e Donna Karan. Além dos florais verdes, a tendência oriental, com notas de incenso vem com tudo.

1980
POISON, DIOR 
Ícone da década: 
 A era dos excessos e dos yuppies criou a demanda por fragrâncias à base de especiarias e madeiras nobres, além dos forais brancos.

1990
 CK ONE, CALVIN KLEIN 
Ícone da década:
O apelo ao natural, ao clean e a chegada do novo milênio são representados por acordes marinhos, notas aquosas e ozônicas. Surgem fragrâncias cítricas compartilhadas (unissex) e notas gourmand, como a baunilha e o caramelo.

2000
FLEUR DU MÂLE, JEAN PAUL GAULTIER

Ícone da década:
Consolidação dos orientais gourmand, novos forais e chipres. Novos códigos olfativos são criados, com notas masculinas, como madeiras, na perfumaria feminina.

2010
PURE,  DKNY

Ícone da década: 
"Há desde os doces, que dão água na boca, até os vintage com notas verdes, toques de rosas ou for de laranjeira", descreve Camila. Outro ponto de destaque: a perfumaria entra na onda verde e começa a adotar ingredientes ecologicamente corretos.

Fotos: Divulgação

Fonte:
http://mdemulher.abril.com.br/beleza/fotos/pele/perfume-cada-decada-691344.shtml#10

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