terça-feira, 3 de agosto de 2010

ELISABETH ARDEN, A HISTÓRIA

Ela inventou a indústria da beleza nos Estados Unidos. Revolucionou o mercado com maquiagens e cosméticos, fazendo com que milhares de mulheres ressaltassem sua beleza. ELIZABETH ARDEN, foi, e ainda é, uma das marcas de cosmético e beleza mais influentes do mundo.

ELIZABETH ARDEN

A HISTÓRIA
Nascida Florence Nightingale Graham em 31 de dezembro de 1884 na cidade canadense de Woodbridge, ela perdeu sua mãe aos seis anos de idade, mas continuou vivendo com seu pai e irmãos. Cursou e se formou em enfermagem. Anos mais tarde, em sua cozinha, começou a formular cremes para queimaduras e elaborou loções e pastas cosméticas, utilizando gorduras, leites e outras substâncias. Estas substâncias eram diferentes das utilizadas pelos médicos da época, e tinham finalidades hidratantes e nutritivas. Logo a sua cozinha passou a ser seu laboratório, e ela começou a dedicar seu tempo em busca do creme perfeito. Os odores que vinham da cozinha incomodavam os vizinhos, que achavam que a família de Florence estava passando necessidades e não tinham dinheiro para comprar comida fresca e, por isso, consumiam ovos podres.


EIGHT HOUR CREAM ELIZABETH ARDEN
Florence passou por momentos difíceis, desacreditada até mesmo por sua família. Mas como uma grande guerreira foi, aos 30 anos de idade, para a cidade de Nova York em 1908. Cheia de esperanças e expectativas, rapidamente se inseriu na cultura da cidade. Lá ela conheceu um químico e juntos começaram a elaborar o “creme perfeito”, o seu grande sonho. Ao mesmo tempo foi trabalhar em um salão de beleza e dominou a arte da massagem facial orientada e treinada pelo maior especialista da época. A partir daí, Florence estava se tornando uma esteticista. Finalmente, em 1910, ela abriu seu primeiro salão de beleza em uma loja na Quinta Avenida em Nova York, com US$ 6.000 emprestados de seu irmão mais velho. Com a célebre frase “ser bela e natural é um direito de toda mulher”, ela introduziu o conceito de SPA day, e transformou o país no principal destino de resort spas do mundo. O espaço disponibilizava serviços de manicure, limpezas de pele e o famoso creme Arden. Florence, com sua visão empreendedora, então mudou seu nome para ELIZABETH ARDEN, uma homenagem a sua sócia Elizabeth Hubbard (Arden foi retirado de um poema de Alfred Lord Tennyson), e instalou na loja uma porta vermelha luminosa, começando também a divulgar seu negócio com a propaganda de seus cremes e de sua massagens relaxantes e rejuvenecedoras.

INTERVENE

Já como Elizabeth Arden, começou freqüentar lugares importantes da sociedade e foi assim que seu salão logo passou a ser conhecido como o melhor da cidade. Elizabeth Arden idealizou a beleza completa, com a pele tratada com cremes e loções específicas para adstringir, tonificar e hidratar. Elizabeth Arden fez do seu salão um perfeito complexo da beleza. Em sua primeira viagem a Paris em 1912, se encantou com a prática da maquiagem das mulheres francesas, o chamado estilo “visual total” (Total Look), coordenando maquiagens no lábios, olhos e esmalte nas unhas; e o uso do ruge e do pó. Quando retornou a Nova York introduziu uma completa linha de maquiagen, com muitas cores, para sua clientela.


VENETIAN

Dois anos depois, sua linha de maquiagem, chamada Venetian, seu famoso creme facial Amoretta, comercializado em um frasco chique, e a loção Arden Skin Tonic, tornaram- se um sucesso instantâneo. Em pouco tempo, a maquiagem, antes exclusiva das atrizes de cinema, se tornou uma coisa fashion para as demais mulheres. Em 1920, mais de cem produtos levavam a marca ELIZABETH ARDEN, e dois anos depois, ela inaugurava seu primeiro salão na cidade de Paris, iniciando um processo de internacionalização da marca. Com o sucesso de seu salão, os produtos da marca eram cncontrados também nas mais sofisticadas lojas de departamento do mundo. Foi também, Elizabeth Arden que introduziu pioneiramente na indústria as chamadas “Consultoras de Beleza” como conhecemos hoje em dia.

BLUE GRASS PERFUME BY ELISABETH ARDEN


Na década seguinte havia em sua linha mais de 600 produtos, tornando a ELIZABETH ARDEN uma das mais conhecidas do mundo na época, estando presente em todos os cantos do planeta. Ainda nesta década, ela inaugurou o Maine Chance Beauty Resort em 1934, quando converteu sua casa de verão localizada na cidade de Mount Vernon no belo estado de Maine em um resort, e, criou e lançou, no ano seguinte, seu primeiro perfume. O Blue Grass Perfume by Elizabeth Arden tinha uma suave e doce fragrância floral que combinava lavanda, jasmim, entre outras. Nos anos seguintes a empresa lançou outros perfumes, que utilizavam a “fixação” (duração) como maior argumento. Os perfumes de ELIZABETH ARDEN usavam o seguinte slogan: “meu perfume dura 24 horas”.


MONTEZUMA RED
Quando começou a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth lançou um batom vermelho chamado Montezuma Red, o qual era para ser usado pelas mulheres das forças armadas, para dar vida aos uniformes e um toque a mais de feminilidade. No período pós-guerra, na década de 50, a marca foi a primeira a introduzir no mercado fragrâncias voltadas exclusivamente para o público masculino. Elizabeth Arden morreu aos 88 anos, no mês de outubro de 1966, deixando uma herança de fórmulas de cremes e loções e maquiagem de qualidade, além de uma empresa com faturamento de US$ 66 milhões anuais. Sendo uma mulher modelo de determinação, confiança, poder e luta, fez seu sonho se tornar realidade, tornando-se um ícone feminino.

CATHERINE ZETA-JONES ROSTO DA MARCA ELIZABETH HARDEN

ELISABETH ARDEN OPEN FOR BEAUTY EXPRESS STORES
Na década de 80 a empresa diversificou seu portifólio com a introdução de uma linha de protetores solares. Depois de passar pela mãos do Laboratório Eli Lilly e da Unilever, a ELIZABETH ARDEN se tornou uma empresa independente em 2003. Recentemente passou a contar com a bela atriz Catherine Zeta-Jones como o rosto de sua marca. O reposicionamento da marca visa conquistar a mulher atarefada que consegue conciliar o papel de profissional, mãe e esposa, como Catherine. Outra inovação recente da marca foi o lançamento da Elizabeth Arden Open for Beauty Express Stores, máquinas automáticas, localizadas dentro de shopping centers e lojas de departamento, que vendem produtos de maquiagem e tratamento de pele da marca.

A LINHA DO TEMPO
1932
BATONS
Lançamento de uma inovadora linha de batom com cores diferentes. Antes, os batons eram comercializados apenas em cores básicas.

1934
EIGHT HOUR CREAM

Lançamento do Eight Hour Cream, um revolucionário creme facial. O creme fez enorme sucesso por mais de cinqüenta, ganhando o apelido de “Miracle Cream”, e foi re-lançado em 1989.

1945
SALÕES E SPA
Introdução em seus salões e spas de uma linha de roupa assinada por Charles James. Depois, outros estilistas famosos assinaram as coleções como Antonio Castillo, Fernando Sarmi e Oscar de la Renta.

1989
RED DOOR
Lançamento do perfume feminino Red Door Perfume by Elizabeth Arden, uma mistura de rosas vermelhas, violetas, jasmim, lírios do vale, orquídeas e um toque de mel.

1990
CERAMIDE
Lançamento do tratamento anti-rugas em cápsulas CERAMIDE. Desde seu lançamento o tratamento já vendeu mais de 500 milhões de cápsulas no mundo inteiro.

1991
WHITE DIAMONDS

Lançamento do perfume feminino White Diamonds, que em pouco tempo se tornou o perfume mais vendido dos Estados Unidos.
ELISABETH TAYLOR
Em 1991, Elizabeth Taylor emprestou seu nome ao perfume “White Diamonds”, fabricado pela Elizabeth Arden. De acordo com uma pesquisa feita pela Euromonitor International, é a fragrância de celebridade mais vendida dos EUA: faturou US$67,2 milhões só em 2008 (quase R$ 117 milhões!). A fórmula do sucesso de Liz Taylor leva chipré floral com notas de néroli, lírio do Amazonas, jasmim, narciso e âmbar. Especialistas garantem que o perfume é “sensual, com o brilho de uma joia exótica”.
Taylor, uma estrela do cinema apaixonada por pedras preciosas – certa vez, seu ex-marido Richard Burton disse: “eu apresentei Liz à cerveja e ela me apresentou aos diamantes” –, explicou ao StyleList que a maior inspiração da fragrância foi o amor.
Mas continou: “admito, queria que toda mulher pudesse experienciar a felicidade e o entusiasmo que diamantes e gemas extraordinárias me dão.”
Vai ver é por isso que vende tão bem há 18 anos.


1994
SUNFLOWER

Lançamento do perfume feminino Sunflowers Perfume by Elizabeth, uma mistura exótica de melão, pêssego, jasmim e rosas.

TRU LOVE

Lançamento do True Love Perfume for Women by Elizabeth Arden, uma fragrância romântica com jasmim, sândalo, iris, lótus e outras flores.

1999
GREEN TEA PERFUME
Lançamento do Green Tea Perfume, que traz na composição o chá verde. No perfume homeopático, o aroma de chá verde ajuda a relaxar a mente, fortalecer o corpo e confortar a alma.

2005
Lançamento do PREVAGE, um revolucionário creme anti-rugas. Era o primeiro tratamento cosmético elaborado com Idebenona, antioxidante que modifica a reação em corrente que faz com que a pele apresente um aspecto prematuramente envelhecido.
A gaúcha Fabiana Tambosi é o novo rosto da marca de cosméticos Elizabeth Arden. A modelo estrela a campanha do lançamento do produto Prev-Age.

2006
MEDITERRANEAN
Lançamento do perfume feminino Elizabeth Arden Mediterranean, que contou com a atriz Catherine Zeta-Jones em sua campanha de divulgação.

OS PRODUTOS

A ELIZABETH ARDEN possui um expressivo portifólio de produtos que abrangem uma completa linha de tratamento de pele, incluindo Ceramide, Intervene, Eight Hour Cream e o famoso creme anti-ruga PREVAGE, além de uma linha sofisticada de maquiagens e perfumes como Red Door, Elizabeth Arden 5th Avenue, Elizabeth Arden green tea, Elizabeth Arden Mediterranean e Elizabeth Arden Provocative Woman. A empresa ainda cria e fabrica perfumes para marcas de celebridades famosas como Mariah Carey, Hilary Duff, Britney Spears, Danielle Steel e Elizabeth Taylor e Usher; e grifes como Juicy Couture, Alberta Ferretti, Alfred Sung, Badgley Mischka, Bob Mackie, Geoffrey Beene, Halston, Liz Claiborne, Lucky Brand, Nanette Lepore, Gant e Rocawear.

A necessidade de cuidar do corpo, da mente e do espírito está cada dia mais presente em nossa sociedade. Com a agitação das grandes cidades, as pessoas buscam por soluções que integrem beleza, saúde e bem-estar, com qualidade, eficiência e rapidez em serviços. É exatamente isso que oferecem os RED DOOR SPAS by ELIZABETH ARDEN. Em ambientes modernos e sofisticados, com ampla predominância da cor vermelha, cada SPA oferece uma compreensiva e diversa gama de serviços como tratamento de pele, massagens, tratamentos corporais, manicure, pedicure, cabelereiro e maquiagem. Além disso, é possível encontrar a mais variada linha de produtos com a marca ELIZABETH ARDEN.

A MARCA NO MUNDO
Os produtos ELIZABETH ARDEN estão presentes em mais de 90 países ao redor do mundo, sendo comercializados em lojas de departamentos e redes especializadas. A empresa ainda opera mais de 50 SPAS urbanos (uma mistura de salão de beleza, SPA day e loja). Sua linha de produtos é composta por mais de 300 itens de cosméticos e beleza, além de uma completa linha de perfumes.

VOCÊ SABIA?
Seu nome virou sinônimo de luxo e glamour. Tanto que, na diplomacia, o termo “Circuito Elizabeth Arden” designa as embaixadas que estão situadas nas capitais mais visadas (Roma, Paris, Londres e Washington).
A cosmetóloga morreu aos 88 anos, deixando uma herança de fórmulas de cremes e loções e maquiagem de qualidade. Sendo uma mulher modelo de determinação, confiança, poder e luta, fez seu sonho se tornar realidade, tornando-se um ícone feminino. Tanto assim que seu nome virou sinônimo de luxo e glamour.
 fotos: divulgação
fonte:








 





Um comentário:

  1. Os cem anos de Elizabeth Arden está exposta no Espaço Perfume Arte+História (Rua Dr. Emilio Ribas, 110 - Perdizes - São Paulo) - 3a a sábado das 10h às 18h, 5a. das 10h às 20h, domingos das 12h às 20h. As entradas ocorrem até 40 minutos do fechamento.

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