terça-feira, 17 de setembro de 2013

PESSOAS FAMOSAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

A perda auditiva é tão comum como a miopia, e na história existem relatos de grandes nomes que tiveram perda de audição. Para muitos não houve solução devido a falta de tecnologia em seu tempo; para outros ja existiam os primeiros aparelhos auditivos; e, atualmente, a perda auditiva é tão facil ser solucionada quanto a miopia, que basta a pessoa simplesmente usar um oculos de grau ajustado.
Segue abaixo algumas pessoas que tiveram a perda de audição e não puderam fazer o uso dos aparelhos; e outros que até hoje utilizam o aparelho auditivo.
ALEXANDER GRAHAM BELL
É conhecido e considerado historicamente como o inventor do telefone.
Alexander Graham Bell, nascido em Edimburgo, 3 de Março de 1847, e falecendo em Nova Escócia, 2 de Agosto de 1922, foi um cientista, inventor e fundador da companhia telefónica Bell.

BRENDA COSTA
É carioca, atualmente com 24 anos de idade e modelo desde os 16 anos, 1,77 metros de altura, 55 quilos,suas medidas são 88-61-92. 
Surda desde o nascimento.
Em entrevista no programa do Jô Soares contou que foi até a agência de publicidade Mega fazer um teste, tendo sido recusada por ser surda. Saiu chorando e no elevador cruzou com o dono da agência que vendo-a com tão deprimida, quis saber o que havia ocorrido e este que tem um filho surdo, reconheceu o seu potencial e a sua capacidade de superar eventuais dificultadades, fez novo teste e a aceitou como modelo. Hoje (em 2005), aos vinte e dois anos de idade, ela é uma das modelos brasileiras mais solicitadas em todo o mundo.
Consegue entender através da leitura labial, fala com muita fluência, graças ao trabalho dedicado de sua fonoaúdiologa, dra. Walderez Prass Lemes.
Sente as vibrações da música e consegue dançar. Já desfilou no sambódromo diversas vezes, deixando a platéia extasiada.
“Vivia no silêncio porque não me comunicava. É esse o verdadeiro silêncio?(…). O silêncio, tem pois um sentido exclusivamente meu,o de ser a ausência da comunicação. Em outras palavras: nunca vivi um silêncio completo. Tinha meus barulhos pessoais, inexplecáveis para quem escuta. Tenho minha imaginação e ela tem seus barulhos em imagens”

BILL CLINTON
Ex-presidente dos EUA, usa um aparelho de audição sem preconceito nenhum , e que foi de extrema importância na sua vida de homem público.
O problema auditivo do ex-presidente Bill Clinton foi causado por ouvir música com volume muito alto durante a sua juventude na época em fazia parte de uma banda na qual tocava saxofone …
William "Bill" Jefferson Clinton, nascido em Hope, Arkansas, 19 de Agosto de 1946, mais conhecido como Bill Clinton, foi o 42º presidente dos Estados Unidos, por dois mandatos, entre 1993 e 2001. Antes de servir como presidente, Clinton foi governador do estado do Arkansas por cinco mandatos.

EMMANUELLE LABORIT
Nascida em 18 de Outubro de 1971, é uma atriz francesa e diretora do Teatro Visual Internacional.
Venceu o prémio Molière da revelação teatral, em 1993, pelo seu papel em Filhos de um deus menor, adaptado da peça estadunidense com o mesmo nome, escrita por Mark Medoff: ela é a primeira comediante Surda a receber, em França, tal reconhecimento. Tornou-se ainda a embaixatriz da Língua Gestual Francesa.
Nascida surda, Emmanuelle Laborit é neta do cientista Henri Laborit (1914-1995). Só conheceu a língua gestual aos 7 anos, ensinando-a rapidamente à sua irmã, que assim se tornou sua confidente.
O seu livro autobiográfico O grito da gaivota, escrito em 1993, retrata as suas lembranças de infância, sua difícil adolescência e o início da sua idade adulta autómona, assim como o seu percurso.

ERNESTO NAZARÉ
Pianista e compositor brasileiro, considerado um dos grandes nomes do "tango brasileiro" ou, simplesmente, choro.
Deixou-nos 211 peças completas para piano. E suas obras mais conhecidas são: "Apanhei-te, cavaquinho!…", "Ameno Resedá" (polcas), "Confidências", "Coração que sente", "Expansiva", "Turbilhão de beijos" (valsas), "Bambino", "Brejeiro", "Odeon" e "Duvidoso" (tangos brasileiros).
Ernesto Júlio de Nazareth, nascido no Rio de Janeiro, 20 de março de 1863, falescendo em Jacarepaguá, 1º de Fevereiro de 1934

FRANCISCO DE JOSÉ GOYÁ
O pintor espanhol Goya ao ficar surdo mundo o seu estilo de pintar
Pintor e gravador espanhol. Conhecido como "Goya, o Turbulento" e considerado às vezes como "o Shakespeare do pincel", suas produções artísticas incluem uma ampla variedade representativa de retratos, paisagens, cenas mitológicas, tragédia, comédia, sátira,farsa, homens, deuses e demônios, feiticeiros, e um pouco do obsceno.
Francisco José de Goya y Lucientes, nascido em Fuendetodos, Saragoça, 30 de março de 1746, e falescendo em Bordéus, França, 15 de abril de 1828.
Em 1792, numa viagem a Andaluzia, contraiu uma doença séria e desconhecida, transmitida por seu amigo Sebastián Martínez, ficando temporariamente paralítico, parcialmente cego e totalmente surdo. Parcialmente recuperado, retornou a Madrid no verão de 1793 e continuou a trabalhar como artista da Corte, porém buscou outras inspirações para expressar sua fantasia e invenção sem limite, o que as obras sob encomenda não lhe permitiam.

LOU FERRIGNO
Ator  estadunidense e um fisiculturista. Ficou mundialmente famoso por participar da série de TV O Incrível Hulk.
Louis Jude Ferrigno (Nova York, 9 de novembro de 1951)
Nascido no Brooklyn, aos três anos sofreu uma infecção no ouvido, perdendo 80% de sua audição.
Começou a levantar peso aos 13 anos de idade, e após se formar na Brooklyn Technical High School em 1969, venceu seus primeiros títulos, de Mr. America.
Em Junho de 2009 Lou Ferrigno foi contratado pelo cantor Michael Jackson como seu personal trainer. O objetivo era preparar o cantor para a maratona de 50 shows que seriam realizados no Reino Unido. Michael Jackson faleceu pouco tempo depois, no dia 25 de junho de 2009, vítima de parada cardíaca.

LUDWIG VAN BEETHOVEN
O fato foi que nem mesmo a surdez impediu Beethoven de se tornar um dos maiores compositores consagrados da história.
Ludwig van Beethoven, batizado em 17 de Dezembro de 1770, em Bonn, Nordrhein-Westfalen, na Alemanha, e falescendo 26 de março de 1827, em Viena. Foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem, como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.
Foi em Viena que lhe surgiram os primeiros sintomas surdez, aos 26 anos, levando-o a isolar-se e a grandes depressões.
Ao contrário do que muitos pensam, Ludwig jamais perdeu a audição por completo, muito embora nos seus últimos anos de vida a tivesse perdido, condições que não o impediram de acompanhar uma apresentação musical ou de perceber nuances timbrísticas.
Depois de 1812, a surdez progressiva aliada à perda das esperanças matrimoniais e dentre outros problemas, levaram-o a uma crise criativa, que faria com que durante esses anos ele escrevesse poucas obras importantes.
A culminância destes anos foi a Sinfonia nº 9 em Ré Menor, Op.125 (1822-1824), para muitos a sua maior obra-prima. Pela primeira vez é inserido um coral num movimento de uma sinfonia. O texto é uma adaptação do poema de Friedrich Schiller, "Ode à Alegria", feita pelo próprio Ludwig van Beethoven.

MARLEE MATLIN
Marlee Beth Matlin, nascida em 24 de agosto de 1965, é um atriz norte-americana ganhadora do Oscar e é surda.
Seu primeiro trabalho no cinema foi em 1986 no filme Children of a Lesser God - Os Filhos do Silêncio - pelo qual ganhou o globo de ouro de melhor atriz dramática e o Oscar de melhor atriz (aos 20 anos, a mais jovem a ganhar o prêmio), ao contracenar com o seu marido na época, o ator William Hurt.
Matlin perdeu a audição quando ainda era bebê (aos 18 meses de vida) devida à doença exantema súbito (Roseola infantum). Ela perdeu primeiro a audição do ouvido direito e 80% do ouvido esquerdo.
Ela fez seu primeiro trabalho quando possuía 7 anos, como Dorothy numa versão para o teatro da peça O maravilhoso mágico de Oz e continuou a aparecer no mesmo grupo de teatro.

OLAF HASSEL
Em 16 de abril de 1939, anunciou a descoberta de um novo cometa e em 7 de marco de 1960, descobriu uma nova estrela, a "Nova".
Olaf Hassel, 1898-1972, nasceu surdo e a sua grande paixão sempre foi a astronomia, a qual dedicou toda a sua existência. Faleceu aos 74 anos de idade. Foi membro honorário da Sociedade de Astronomia da Noruega, em 1969.

HEATHER WHITESTONE
Foi a primeira Miss Estado Unidos surda detentora do título da América, tendo perdido a maioria de sua audição ainda com dezoito meses de vida.
Heather Leigh Whitestone McCallum, nascida em 24 de fevereiro de 1973 em Louisville, Kentucky,
Heather tem sido a porta-voz da Fundação Helen Keller para Pesquisa sobre o Olho e da Fundação Starkey para Aparelhos Auditivos. Escreveu também um livro intitulado “Ouvindo com meu Coração” (Listening with My Heart).
Em suas atividades promocionais, Heather tem sido uma oradora que motiva as pessoas a acreditar e a implementar seus sonhos

HELEN KELLER
Escritora, conferencista e ativista socialestadunidense.
Helen Adams Keller, nascida em Tuscumbia, Alabama, no dia 27 de junho de 1880, falecendo em Westport, 1 de junho de 1968,
Foi dos maiores exemplos de que as deficiências sensoriais não são obstáculos para se obter sucesso. Helen Keller foi uma extraordinária mulher, triplamente deficiente, que ficou cega e surda, desde tenra idade, devido a uma doença diagnosticada na época como febre cerebral (hoje acredita-se que tenha sido escarlatina). Superou todos os obstáculos, tornando-se uma das mais notáveis personalidades do nosso século. Ela sentia as ondulações dos pássaros através dos cascos e galhos das árvores de algum parque onde ela passeava.
Tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiências.

HOWARD HUGHES
Aviador, engenheiro, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico e um dos homens mais ricos do mundo. Ficou famoso ao quebrar o recorde mundial de velocidade em um avião, construir aviões, produzir o filme Hell's Angels e por se tornar dono de uma das maiores empresas aéreas norte-americana, a TWA.
Pioneiro da aviação dos Estados Unidos, que virou filme em "O aviador" com Leonardo DiCaprio.

RONALD REAGAN
40º Presidente dos Estados Unidos e o 33º governador daCalifórnia.
Ex-presidente dos USA, começou a utilizar aparelhos auditivos em 1987.
Ronald Reagan usava aparelho de surdez e durante a sua presidência houve um aumento dramático na venda de aparelhos de surdez
Ronald Wilson Reagan (6 de Fevereiro de 1911 - 5 de Junho de 2004) foi o 40º Presidente dos Estados Unidos e o 33º governador daCalifórnia.
Como presidente, Reagan implementou uma série de ousadas iniciativas econômicas e novas políticas. Sua política de recuperação econômica através do estímulo à oferta (supply-side economics), popularmente conhecida como "Reaganomics", incluiu medidas dedesregulamentação e cortes de impostos, implementadas já no seu primeiro ano de mandato em 1981.
Após ter se graduado em economia em Eureka (1932), Reagan mudou-se para Iowa, onde trabalhou em uma estação de rádio; posteriormente trabalhou na rádio WOC em Davenport, e na rádio WH, em Des Moines, quando passou a ser o apresentador do time de baseball Chicago Cubs. Enquanto viajava com os Cubs, na Califórnia, Reagan fez um teste para o cinema, em 1937, assinando um contrato de sete anos com a Warner Brothers.

OSCAR NIEMEYER
Arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional
Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília.
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho, nascido no Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907 . Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. Ele tem sido exaltado pelos seus admiradores como grande artista e um dos mais importantes arquitetos de sua geração. Aqueles que não o admiram dizem que é vaidoso, frívolo e contraditório. Ironicamente, estes últimos deram-lhe a alcunha de "arquiteto oficial", graças ao seu grande prestígio junto aos políticos.

THOMAS EDISON
Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone.
Thomas Alva Edison (Milan, 11 de Fevereiro de 1847 - West Orange, 18 de Outubro de 1931) foi um inventor e empresário dosEstados Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. O Feiticeiro de Menlo Park (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção.
Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve papel determinante na indústria do cinema.


fotos: divulgação

3 comentários:

  1. Obrigado, me ajudou muito em um trabalho de Libras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha ajudado voce no seu trabalho sobre Libras.

      Excluir
    2. Me ajudou muito também. Excelente!

      Excluir