sábado, 21 de agosto de 2010

MUSEU TENTA SALVAR VESTIDOS DE "E O VENTO LEVOU"

LOS ANGELES (Reuters Life!) - O futuro é incerto para alguns dos vestidos extravagantes trajados por Vivien Leigh em "E o Vento Levou...", num momento em que um museu norte-americano busca verbas para restaurar os vestidos do filme de 1939 premiado com vários Oscar.


O Centro Harry Ransom da Universidade do Texas, que adquire e conserva materiais culturais, lançou uma campanha pública para levantar 30 mil dólares para restaurar cinco dos vestidos da personagem Scarlett O'Hara.
Os figurinos fazem parte da coleção de David O. Selznick, o cineasta que produziu "E o Vento Levou" e outros clássicos, incluindo "Nasce Uma Estrela", "Rebecca, A Mulher Inesquecível" e "Duelo ao Sol". "Os figurinos se encontram em estado frágil, sem condições de serem expostos atualmente", disse o centro em comunicado.
"Para que seja possível (ao público) desfrutar dos figurinos de 'E o Vento Levou' por anos ainda, é essencial que eles passem por um trabalho de conservação e que sejam criados suportes feitos sob medida para sua exibição e armazenagem", acrescentou Jill Morena, assistente de figurinos da coleção do museu.
O Centro Ransom quer expor os figurinos em 2014, como parte de uma exposição comemorativa dos 75 anos de "E o Vento Levou", e também quer poder ceder os vestidos temporariamente a outros museus no mundo.
"Estamos no momento levantando fundos para restaurar os vestidos, comprar embalagens protetoras adequadas para seu transporte para outras instituições e adquirir manequins feitos sob medida que permitirão sua exibição correta", disse o museu.
Os vestidos que estão no Ransom Center incluem um vestido de baile vermelho escuro que Scarlett usou na festa de aniversário de Ashley Wilkes, o vestido de noiva no qual se casou com Charles Hamilton, um penhoar de veludo azul e um robe de veludo verde.
A coleção também inclui o vestido de veludo verde que Scarlett O'Hara, sem dinheiro, fez a partir de algumas cortinas antes de ir pedir ajuda financeira a Rhett Butler.
"Nenhum figurino de cinema fascinou mais a imaginação do público que o vestido de veludo verde de cortina usado por Scarlett O'Hara em 'E o Vento Levou'", disse o museu.

foto: divulgação
Fonte:
UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário