OBS de 22/09/2016: Queridos leitores, infelizmente o site Jornal |Jardins,teve um problema e as fot

Minha foto

Sou uma apaixonada pela vida, sem limites pra sonhar...
Sou determinada, e adoro as coisas simples da vida... Não gosto de nada mal resolvido, sou preto no branco,o cinza não me convence...Sou sincera e verdadeira e só gosto de me relacionar com gente assim...
Pessoas, que como eu, tem atitude pra mudar o que não está bom, não se conforma, nem se acomoda com o mais ou menos....Ou está bom, ou a gente faz ficar.
A FELICIDADE ESTA EM NOSSAS MÃOS E DE MAIS NINGUEM.
POR ISSO ACORDA MENINA.

domingo, 21 de julho de 2013

HISTÓRIA DA MARCA FRANCESA LALIQUE

Cada peçaa única e preciosa da renomada e tradicional marca francesa LALIQUE, quer seja uma jóia, uma taça, um frasco de perfume ou uma garrafa, é projetada, soprada, prensada, cortada, gravada e polida pelos melhores mestres de cristal que o mundo já conheceu. Por todo esse cuidado, cada peça traz inovação e peculiaridades originais da marca, responsáveis pela transmissão da sensibilidade que faz da LALIQUE um ícone do luxo.


A história
O joalheiro e vidreiro René Jules Lalique nasceu em 1860 na pequena cidade de Ay, na região de Champagne, na França. Filho único de um vendedor de miudezas, ele venceu seu primeiro concurso de desenho aos 11 anos de idade, e aos 16 começava a estudar ourivesaria em Paris. Dois anos mais tarde, mudava-se para Londres dando prosseguimento aos seus estudos na escola de arte Syndenham. Mais dois anos, com o fechamento da escola, ele voltou a Paris, passando a fazer um curso de escultura. Em 1881, decidiu começar a trabalhar como joalheiro independente para marcas famosas e tradicionais do setor como Boucheron e Cartier, tornando-se assim conhecido e respeitado como um exímio criador do estilo Art Nouveau. Suas experiências iniciais com trabalhos em vidro, que afinal iriam consagrá-lo mundialmente, começaram em 1893. Data desse ano o primeiro frasco de perfume criado por Lalique, no formato de uma lágrima, feito em uma fôrma de pão no fogão de seu ateliê.

Dois anos depois, depois de assumir o negócio de seu antigo patrão, Jules Destapes, ele fundou na capital francesa a joalheria que levaria seu sobrenome, criando jóias encantadoras para famosas personalidades da época, como o engenheiro Calouste Gulbenkian (que acabou criando um museu em Lisboa para homenagear e expor as obras do senhor Lalique) e a atriz Sarah Bernhard. Nesta época suas peças normalmente remetiam à fauna e à flora, principalmente insetos, que era o seu forte, e utilizavam materiais não muito comuns para a joalheria na época, como vidro, couro, marfim e esmalte. Em 1890 já era reconhecido como um dos desenhistas de jóias mais importantes da França, criando peças inovadoras para a tradicional e chique La Maison de l'Art Nouveau de Samuel Bing.
A Exposição Universal, realizada em Paris em 1900, projetou-o internacionalmente com seus broches e escovas para cabelo, mas foi apenas em 1906 que aconteceu o encontro que faria dele o grande mestre dos frascos de perfume. Na época, tanto a loja onde ele vendia seus produtos quanto à perfumaria Coty estavam localizadas na mesma rua, em endereços contíguos, nos números 23 e 24. Francis Coty, então uma espécie de rei dos perfumes, pediu ao vizinho que criasse frascos para seus aromas. O resto já é história: a parceria permitiu a criação de uma deslumbrante sucessão de peças em vidro, verdadeiras esculturas que procuraram recriar a idéia da essência que continham. Com o passar do tempo, outras associações foram sendo feitas com renomados fabricantes de perfumes como Guerlain, Lubin, Molinard e Roger et Gallet.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a fábrica de vidro da empresa, construída em 1909 na cidade de Combs-la-Ville, foi totalmente fechada e adaptada para produzir material médico. Ao final do conflito, em 1918, não contentando-se em apenas desenhar seus modelos, ele construiu também a segunda fábrica de vidro na comunidade francesa Wingen-sur-Moder para produzir em grandes quantidades, patenteando ao longo dos anos diversos processos novos de fabrico de vidro e vários efeitos técnicos, como o satinado Lalique ou o vidro opalescente (vidros opacos associados com vidros brancos).
Foi na década de 20 que Lalique começou a fabricar uma vasta gama de objetos como vasos, relógios e luminárias de mesa em forma de estátuas. Durante a Exibição de Paris de 1925, expos jóias e objetos de luxo com novos e modernos designs, aumentando ainda mais sua reputação já consagrada e fazendo de suas peças as mais cobiçadas durante a década. Atuante também na decoração de interiores e na arquitetura, ele foi o principal defensor da utilização do vidro como objeto decorativo e funcional, com o objetivo de iluminar ambientes.
Na década de 30 a empresa cresceu tanto que foram admitidos 600 novos trabalhadores e uma segunda boutique foi inaugurada em Paris no ano de 1935. Além disso, nesta época, a marca estava presente de norte a sul da América e da Europa. Lalique morreu na cidade de Paris, no dia 5 de maio de 1945. Após sua morte, seu filho Marc, continuou a produzir vidros decorativos no mesmo estilo pessoal do pai. Em 1977, a neta do fundador, Marie-Claude, passou a comandar a empresa.
Depois de fabricar por mais de oito décadas os mais belos frascos de perfumes que o mundo já viu, a marca francesa criou seu primeiro perfume no início dos anos 90, iniciando assim uma verdadeira busca pelo líquido aromático perfeito com o lançamento de várias fragrâncias exclusivas nos anos seguintes. Foi a partir desta década que a LALIQUE iniciou a inauguração de suas luxuosas e exclusivas boutiques em grandes cidades do mundo. Em 2008, a tradicional marca foi adquirida pela empresa suíça Art et Fragrance. Recentemente a LALIQUE, em uma parceria com a renomada produtora de uísque The Macallan, criou uma maravilhosa garrafa de cristal para acondicionar o exclusivo líquido single malte com 57 anos de envelhecimento em barris de xerez. O preço da obra-prima, produzida em edição limitada chegou a US$ 15 mil.

Jóias preciosas em formato líquido
Durante 85 anos a LALIQUE esteve envolvida no segmento de perfumes. É bem verdade, que apenas como produtora de maravilhosos frascos para acondicionar os melhores perfumes das mais renomadas marcas de luxo do mundo. Ao todo, foram mais de 250 tipos diferentes de frascos únicos, coloridos e originais, criados pela renomada LALIQUE. Foi somente em 1992 que a marca francesa resolveu criar seu primeiro perfume: Lalique Pour Femme. Foi o marco inicial para a criação de verdadeiras jóias em estado líquido, aclamados hoje em dia como perfumes exclusivos e cheios de personalidade, disponíveis somente para quem pode pagar caro por um pequeno vidrinho. Os mais recentes perfumes criados pela LALIQUE são:
2002
 TENDRE KISS
● Lançamento do TENDRE KISS, uma fragrância com notas de pimenta rosa, peônia, noz-moscada, ylang-ylang, pétalas de rosa, almíscar, âmbar, baunilha e incenso, acondicionada em um frasco decorado por rosas que simbolizam emoção, criando uma transparência delicada e terna. Sua tampa remete a uma pedra preciosa harmoniosa e elegante.

2005
FLORA BELLA
● Lançamento do FLORA BELLA, possuindo um marcante aroma que pode ser descrito como uma ensolarada fragrância floral. Uma composição extraordinária que evoca o sol, o mar e o azul do céu. Sua composição leva uma nota de saída impactante, refrescante e estimulante como a brisa do mar, com notas de bergamota, mandarina e flores de violeta.

LALIQUE LE PARFUM

● Lançamento do LALIQUE LE PARFUM, uma fragrância oriental e deliciosamente sedutora que possui notas de bergamota, jasmim, heliótropo, baunilha, patchouli, fava tonka e sândalo. O luxuoso cubo de vidro, moderno e único, foi inspirado na famosa “Masque de Femme”, criada por Renné Lalique em 1935.

2006
PERLES DE LALIQUE
● Lançamento do PERLES de LALIQUE, um perfume moderno com uma estrutura simples que organiza as matérias-primas mais bonitas. A pimenta de uísque, nativo de Réunion, foi selecionada por suas facetas picantes e florais. Respira uma energia insolente e ardente na fragrância. O vale de rosas, na Bulgária, oferece uma das matérias-primas mais bonitas da perfumaria. A essência de rosa búlgara, intensa e sutil, traz feminilidade e generosidade ao perfume.

ENCRE NOIRE

● Lançamento do ENCRE NOIRE, que possui uma fragrância deliciosa, imperdível e inesquecível, resultado de uma combinação de essências de vertiver, caxemira, musk e madeira.


2007
AMTHYST
● Lançamento do AMETHYST, uma fragrância selvagem, frutuosa, floral, almiscarada e autêntica. Esta jóia em formato de perfume, nascida da pedra de Ametista, possui um frasco de cristal apresentado em uma linda caixa de jóia.


2008
LILIQUE WHITE For MEN
● Lançamento do LALIQUE WHITE For MEN, que captura toda elegância, refinamento e sensualidade do homem moderno. Possui notas cítricas de limão e tamarindo; violeta, âmbar branco, cedro. Para seu lançamento a marca produziu 25 frascos de cristal, numerados e assinados, com um extrato da essência do perfume, vendido pelo preço de 15 mil euros.


2009
ENCRE NOIRE POUR ELLE
● Lançamento do ENCRE NOIRE POUR ELLE, versão feminina do famoso perfume.

Dados corporativos
● Origem: França 
● Fundação: 1885
● Fundador: René Jules Lalique
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Art et Fragrance SA
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Silvio Denz
● CEO & Presidente: Roger von der Weid
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 44 
● Presença global: 75 países
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 600 
● Segmento: Joalheria
● Principais produtos: Jóias, objetos em cristal e perfumes
● Ícones: Os frascos de perfumes
● Slogan: Sculpteur de Lumiére.

A marca no mundo
A LALIQUE, uma das marcas mais luxuosas do planeta, comercializa cristais, jóias, perfumes e objetos de decoração (especialmente lustres e espelhos) através de 44 luxuosas lojas próprias localizadas em cidades como Nova York, Chicago, Costa Mesa, Monte Carlo, Riad, Paris, Lyon, Genebra e Xangai. Além disso, os produtos da grife também são vendidos em aproximadamente 1.200 famosas joalherias e lojas de departamento ao redor do mundo.
-
Você sabia?
● Lalique foi o primeiro a esculpir vidro para grandes obras monumentais como as portas do Hotel Alberto I em Paris ou as fontes dos Campos Elíseos. Além disso, a excelência das suas criações e o bom gosto que aplicava às suas obras lhe valeram ser encarregado da decoração interior de numerosos navios; trens, como o Expresso do Oriente; igrejas, como a de São Nicásio de Reims; e numerosas construções religiosas e civis.
● As obras e trabalhos de René Lalique estão expostos em mais de 40 museus ao redor do mundo.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

fotos: divulgação

 www.lalique.com