quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

BROOKFIELD INCORPORAÇÕES RETORNA NO RIO DE JANEIRO

Brookfield Incorporações retoma no Rio de Janeiro projeto que transforma tapumes em obras de arte
O renomado Marcelo Eco utilizou técnica do grafitti em tapumes da empresa na Barra da Tijuca
Rio de Janeiro, janeiro de 2014 – A Brookfield Incorporações retomou no Rio de Janeiro uma bem sucedida parceria com a arte urbana. É o Urban Gallery, projeto que tem como proposta realizar arte por meio de intervenções artísticas em espaços públicos. A iniciativa ocorreu na Barra da Tijuca, na Zona Oeste carioca, em tapumes de obra de um empreendimento da empresa, o Brookfield Place.
Com referências do grafitti, o artista carioca Marcelo Eco utilizou um mosaico colorido com tons predominantes de azul, amarelo, vermelho e laranja para cobrir de arte três tapumes, transformando um ambiente árido em um local de beleza. Cada um com 100 metros lineares. Um deles fica bem frente à Avenida Embaixador Abelardo Bueno – no Centro Metropolitano -, uma das mais movimentadas vias da região, bem no conceito do projeto de “arte ao alcance de todos”. No tapume, Eco utilizou elementos inspirados nos conceitos que a Brookfield têm desenvolvido na região. A companhia está trazendo para o local empreendimentos que agregam família, bem-estar, lazer e trabalho, ou seja, um novo bairro completo. A arte de Marcelo Eco também contou com figuras abstratas intercaladas com outras representações enormes e horizontais de pessoas relacionadas a atividades do dia-a-dia. “Me inpirei no conceito de arte acoplada à informação. Quem passar pelos tapumes verá uma intervenção artística, mas também poderá observar o que a empresa está desenvolvendo no Centro Metropolitano, que hoje não é só um lugar de negócios, mas também um local destinado para as famílias”, analisa Marcelo Eco. 
“Queremos contribuir para tornar a arte mais democrática, de acesso fácil e gratuito para toda a população, além de valorizar o espaço público e dar oportunidades para grandes artistas mostrarem sua maneira de ver o mundo”, afirma Alexandre Frickmann, superintendente de Marketing da Brookfield Incorporações.
 Quem quiser conferir o grafitti, o endereço do Brookfield Place é Avenida Embaixador Abelardo Bueno, nº 600.

Sobre o Urban Gallery

O projeto tem como objetivo propor um novo olhar sobre as cidades e valorizar o espaço público, transformando tapumes em plataformas para manifestações artísticas. O Urban Gallery já transformou 23 tapumes nas cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Campinas, Belford Roxo (RJ), Niterói (RJ) e Campo Grande em verdadeiras exposições a céu aberto.  Além de grafiteiros brasileiros, artistas de regiões como Nova Iorque, Barcelona e Califórnia já vieram ao país para participar do projeto. Desde então, a exposição já somou mais de 12 mil m² de arte. O projeto foi concebido pela Brookfield Incorporações e conta com a parceria da Agência Ginga.

Sobre o artista Marcelo Eco

Marcelo Eco faz parte da primeira geração de grafiteiros do Rio de Janeiro. Na área de cenografia, realizou importantes trabalhos em clips dos músicos Black Alien, Caetano Veloso, Marcelo Yuka, Mv Bill e em diversos programas e novelas das redes de TV. Atualmente é representado pela galerie Adler de Paris, e entre seus principais expositores estão Galeria LGC (Rio-Brasil e Madri - Espanha), MAC - Museu de Arte Contemporânea (Niterói - RJ), WSA (Buenos Aires - Argentina), MuBE - Museu Brasileiro da Escultura (São Paulo-Brasil) e Art Paris (Grand Palais – França).

fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário