domingo, 23 de agosto de 2015

ESTILISTA COMPLETARIA 132 ANOS NESTA QUARTA-FEIRA, 19/08

"No dia 19 de agosto a estilista Coco Chanel completaria 132 anos, se estivesse viva. No mundo da moda, sua importância é indiscutível e sua trajetória exerce fascínio.
Chanel começou na moda com uma loja de chapéus em Paris, que ficava próxima ao Ritz, um dos principais hotéis da cidade e onde ela viveu por muitos anos.

PFERFUME CHANEL  N°5
 O clássico perfume Chanel n°5 é ainda um dos mais vendidos no mundo e tem esse nome porque “5” era seu número da sorte. Tudo começou quando Chanel pegou alguns frascos da fragrância nº5 e deu de presente para suas melhores amigas e clientes, que voltaram satisfeitas querendo comprar o perfume.  Coco foi a primeira estilista na história a lançar uma fragrância com seu nome.

 O apelido “Coco” surgiu quando ela ainda cantava em cabarés para oficiais da cavalaria francesa, em meados de 1905 e significa “querida”. Ao que tudo indica foi em função da música “Qui qu’a vu Coco”, que cantava com frequência em suas apresentações. No filme “Coco antes de Chanel” a atriz Audrey Tautou interpreta esse momento.

FRASES CELÉBRES DE COCO CHANEL:

“Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher”

 “Sou contra a moda que não dure. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora, só porque é primavera.”

“Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher.”

“A moda sai de moda, o estilo jamais.”

“Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame.”

“Para ser insubstituível, deve-se sempre ser diferente.”

“A moda virou uma piada. Os designers se esqueceram que existem mulheres dentro das roupas. A maioria das mulheres se veste para os homens e quer ser admirada. Mas elas também precisam andar, entrar num carro sem arrebentar a costura! Roupas têm que ter uma forma natural.”

“Uma mulher possui a idade que merece.”

“A mulher que não usa perfume não tem futuro.”

“Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco - mesmo que por delicadeza. Depois, nunca se sabe, talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino.”


“A mulher tem que saber a hora exata de sair de cena. Mesmo que essa hora seja muito dolorosa.”

“Uma moça deve ser duas coisas: elegante e fabulosa.”

“Uma moda que não chega às ruas não pode ser chamada de moda.”

“A força se consegue com fracassos e não com os sucessos.”

“Não importa o lugar de onde você vem. O que importa é quem você é! E quem você é? Você sabe?”

“Moda é arquitetura: é uma questão de proporções.”

“Já que tudo está na nossa cabeça, é melhor a gente não perdê-la.”

“A moda passa. O estilo permanece.”

“Quantos cuidados uma pessoa precisa tomar quando decide não ser algo mas sim alguém.”

“A moda não é algo presente apenas nas roupas. A moda está no céu, nas ruas, a moda tem a ver com idéias, a forma como vivemos, o que está acontecendo.”

“Elegância é tudo aquilo que é belo, seja no direito seja no avesso.”

“Há pessoas que têm o dinheiro e pessoas que são ricas.”

“A moda reivindica o direito individual de valorizar o efêmero.”

“A lenda é a consagração da celebridade.”

 Em homenagem a data do aniversário de Mademoiselle Gabrielle Chanel (seu verdadeiro nome), reunimos cinco fatos curiosos sobre sua vida, que provavelmente você desconhece.

COCO CHANEL

 Veja como ela revolucionou a moda e toda a mentalidade de uma época.

. Veja cinco vezes em que Coco Chanel mudou paradigmas:

CALCAS COMPRIDA
1- Ela mostrou que mulheres podiam usar calças. Uma coisa que Chanel odiava era a falta de conforto dos vestidos da época, longos e volumosos. E para quem amava cavalgar, nada melhor do que adaptar a calça do figurino masculino.

ESTILO TOMBOY
2-. Foi pioneira no estilo Tomboy. Sempre que observava os marinheiros, a francesa admirava a praticidade de seus uniformes. Mais do que adotar um estilo navy, ela trouxe para o guarda roupa feminino camisetas e calças largas, impensáveis em uma época em que mulheres sofriam com espartilhos.

BOLSA A TIRACOLO
3. Bolsa A Tiracolo. Falando em praticidade, a estilista também trouxe esse conceito para os acessórios. A alça na sua icônica bolsa 2.55 libertou as mulheres de carrega-las com as mãos. E deu tão certo, que a ideia é copiada até hoje.

PRETINHO BÁSICO
4. Preto no dia-a-dia, sim. Coco Chanel dizia que era preciso explorar a ausência de cor. Antes reservado apenas para os dias de luto, ela criou o conceito do pretinho básico, hoje peça essencial de toda mulher elegante.

MAKE BRONZEADA
5. Adeus, pó de arroz. Se você ama make bronzeada, agradeça à Coco Chanel. Depois de passar uma temporada na Riviera Francesa, a estilista retornou à capital com a pele dourada. Nem precisamos dizer que a tendência pegou.

COCO CHANEL
Gabrielle Coco Chanel nasceu para ser uma mulher à frente do seu tempo. Contra todas as adversidades da vida, a francesa ergueu um império com sua marca e influenciou o estilo de diversas mulheres

Um ataque do coração matou Chanel aos 87 anos, em sua suíte no hotel Ritz. A estilista está enterrada na Suíça, e seu túmulo é enfeitado por cinco leões em alto relevo, que fazem referência ao seu signo.



Fotos: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário