quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

RECICLAR PELO BRASIL DESTINA RECURSOS EM MINAS E INICIA OBRAS DE NOVO GALPÃO

 Novo espaço dos catadores está em construção na cidade de Porteirinha, e é resultado da ação de empresas participantes do programa em parceria com a ANCAT
Beneficiada pelo programa Reciclar pelo Brasil, parceria criada em 2017 pelas empresas Coca-Cola e Ambev, em conjunto com a ANCAT, a cidade de Porteirinha, em Minas Gerais,  celebra uma importante conquista na busca por melhorias nas condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis da região. Com início no último dia 11 de dezembro, a obra de construção do galpão que será sede da Ascarp (Associação dos Catadores de Materias Recicláveis de Porteirinha), localizado no bairro Beira Rio, já está em andamento.  

Custeada pela ANCAT (Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis) , com recursos originados do programa Reciclar pelo Brasil, o novo espaço possui mil metros quadrados e foi cedido pela Prefeitura Municipal de Porteirinha.  O programa Reciclar pelo Brasil teve início em outubro do ano passado e beneficia 160 associações em todo o país. Entre os objetivos do programa estão a colaboração com a meta do Acordo Setorial de Embalagens, que visa reduzir o percentual de embalagens dispostas em aterros sanitários, além de reforçar o compromisso ambiental das empresas junto aos programas de apoio a cooperativas e de reciclagem.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente do município, Rosélia Ferreira da Cruz, a obra é muito importante para os catadores da cidade. “Desde a criação da Ascarp em 2008 que os catadores vem lutando para ter um espaço próprio e hoje estamos vendo essa parte do sonho ser realizado. Este espaço é de extrema importância para integrar os catadores e construir um caminho para inclusão social, além de garantir condições dignas de sobrevivência e de trabalho”, destacou Rosélia.

Para a presidente da Ascarp, Patricia Maria de Jesus, o novo espaço será muito útil para os catadores do município e da região. “Ter um local próprio para desenvolver nosso trabalho sempre foi um sonho, e a partir de agora isto será possível. É muito importante para a nossa cooperativa e também para a integração social de todos”, destacou Patricia. A cidade de Porteirinha, que fica no norte do estado mineiro, possui pouco mais de 38 mil habitantes e é conhecida pela garra e carisma de seus moradores.

 SOBRE A ANCAT
Fundada em 2000, a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis) tem como atuação o apoio a organização social e econômica dos catadores de materiais recicláveis e suas organizações, por meio de ações e projetos voltados a qualificação produtiva e fortalecimento econômico da categoria. Atua diretamente com catadores organizados em cooperativas e associações em todo o território nacional.

Saiba mais sobre a ANCAT: http://ancat.org.br/

 Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário