Para destacar o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a APM divulgou em 4 de abril, quinta-feira, 11h30, durante coletiva-almoço no Global Summit, pesquisa inédita sobre Telemedicina, além de pontos de uma proposta alternativa para a normatização do uso no Brasil. Enfim, um esforço para a democratização da assistência, para que a saúde de qualidade chegue realmente a todos.
No Transamerica Expo Center, a Associação Paulista de Medicina (APM) e o Global Summit Telemedicine & Digital Health apresentou à imprensa um raio-X do pensamento dos médicos de São Paulo sobre o uso da Telemedicina, suas possibilidades e limites.
No Global Summit Telemedicine & Digital Health, foi apresentado documento debatido por profissionais e especialistas do estado, como sugestão à resolução do Conselho Federal de Medicina
Pesquisa inédita revela como o médico usa e o que espera dos avanços da tecnologia para a assistência ao paciente
As informações são fruto de pesquisa inédita com 1.614 profissionais, feita durante o mês de março de 2019. Aliás, é o primeiro estudo realizado depois que o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou, e 15 dias depois revogou, a Resolução 2.227/2018, que visava regulamentar a prática de Telemedicina no País.
Por meio de questionário estruturado, com respostas via internet, os médicos revelam como utilizam as soluções digitais para a assistência, como os pacientes se comportam, os ganhos e perdas. Também opinam sobre até que ponto é válido usar tais ferramentas, além de se posicionar sobre consultas on-line e prescrição a distância, entre outros pontos.
PROPOSTA DE NORMATIZAÇÃO
Na oportunidade, também serão apresentados os principais pontos dos debates promovidos pela Associação Paulista de Medicina em fevereiro, com associados, profissionais e especialistas do estado, sintetizando proposta alternativa à resolução revogada pelo CFM. O entendimento é o de que normatizar a Telemedicina no Brasil é tarefa urgente, já que, hoje, as regras válidas datam de 2002, ou seja, vácuo de uma eternidade se considerada a velocidade dos avanços das tecnologias em Saúde e da própria Medicina.
Ficaram à disposição dos jornalistas os presidentes da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, e dos Comitês Científico e Organizador do Global Summit, respectivamente Jefferson Gomes Fernandes e Antonio Carlos Endrigo.
Sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health
O Global Summit Telemedicine & Digital Health é um evento realizado e promovido pela Associação Paulista de Medicina e pelo Transamerica Expo Center. Tem José Luiz Gomes do Amaral como presidente de honra, Jefferson Gomes Fernandes na presidência científica e do Conselho de Curadores, além de Antonio Carlos Endrigo como presidente da Comissão de Organização.
foto: divulgação

Nenhum comentário:
Postar um comentário