domingo, 20 de outubro de 2019

HISTÓRIA DA GRIFE CAROLINA HERRERA

Os valores da marca CAROLINA HERRERA podem ser transmitidos em apenas quatro palavras: elegância, atemporalidade, sofisticação e luxo. Tantos suas coleções de roupas e acessórios, quanto seus cobiçados perfumes, são originais e marcantes, utilizados por pessoas chiques e modernas que buscam algo único. De Jacqueline Onassis à atriz de Hollywood Renée Zellweger, sua clientela atravessou décadas. O gosto refinado transformou suas roupas clássicas e atemporais em sucesso garantido entre as pessoas que procuram luxo e discrição.

A HISTÓRIA:
A estilista Maria Carolina Josefina Pacanins y Niño (foto abaixo), conhecida simplesmente como Carolina Herrera, nasceu no dia 8 de janeiro de 1939 na cidade de Caracas, filha de um casal, descendente de uma família aristocrática venezuelana. Quando tinha 13 anos, a avó levou-a a uma viagem à Paris, onde ela descobriu e se encantou com o trabalho de um dos gênios da moda, o estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, que lhe serviria de inspiração no seu trabalho. Aos 25 anos, começou a trabalhar como relações públicas na tradicional Casa Pucci, na Venezuela. Conheceu então Maria Teresa Herrera, mãe de Don Reinaldo Herrera Guevara, editor da revista Vanity Fair, com quem se casaria em 1968 e herdaria o sobrenome Herrera. Este foi o segundo casamento de Carolina. Após ter, durante anos, feito parte da lista das mulheres mais bem-vestidas dos Estados Unidos, em setembro de 1980, ela apresentou como teste seu primeiro trabalho no mundo da moda.
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Muito bem recebido pela crítica especializada, conseguiu o apoio de um investidor venezuelano, Armando de Armas, para fundar sua empresa no ano seguinte. Nessa altura, mudou-se permanentemente com a família para Nova York. Estabelecida na cidade, foi somente em abril, encorajada pela lendária editora da revista Vogue, Diana Vreeland, que ela apresentou oficialmente sua primeira coleção prêt-à-porter no Metropolitan Club, com sobreposição de tecidos diferentes em comprimentos variados, e rapidamente conquistou clientes importantes, entre as quais a rainha dos cosméticos Estée Lauder e a ex-primeira dama Jacqueline Kennedy Onassis, que encomendou à Carolina Herrera o vestido de casamento de sua filha Caroline. Imediatamente suas criações elegantes ganharam as araras das grandes lojas de departamentos. Fez com facilidade a transição para os modelos mais enxutos de meados da década de 1980 e se tornou famosa por suas elegantes roupas para o dia e para a noite. Uma de suas peças mais famosas é a universal e democrática camisa branca. Usada à exaustão por Carolina e seu séquito de seguidoras, a peça se transformou em uma espécie de cartão de visitas e levou a grife para o patamar das mais adoradas entre as mulheres da alta sociedade.
Carolina Herrera começou também a fazer coleções de vestidos de noiva, mas foram os perfumes que contribuíram para divulgar o seu nome no mundo inteiro. Isto aconteceu em 1988, quando a empresa espanhola de perfumaria Antonio Puig criou o famoso perfume feminino CAROLINA HERRERA. A partir deste momento a estilista construiria um verdadeiro império que se consolidou com lançamento de sucessos como o Herrera for Men, primeiro perfume masculino da marca, inspirado nos dois homens com principal participação na vida da estilista, o marido Reinaldo Herrera e o pai Guillermo Pacanins, lançado em 1991; e o 212, uma das fragrâncias de maior sucesso da grife, inspirada em um estilo vanguardista nova-iorquino e lançada no mercado em 1997 em sua versão feminina. Seus primeiros perfumes se transformaram, em menos de uma década, em verdadeiros clássicos do mundo das fragrâncias e continuam atuais como no dia de seus lançamentos. Sem contar nos milhões de dólares que trouxeram para os cofres a empresa.

PERFUMES CAROLINA HERRERA FEMININO
Depois vieram os acessórios, como malas, bolsas, sapatos, óculos, artigos de couro, lenços e a maior novidade, a coleção masculina. Depois de quase duas décadas vendendo seus produtos em sofisticadas lojas de departamentos, a primeira loja própria da marca CAROLINA HERRERA NEW YORK foi inaugurada somente no ano de 2000, na célebre Madison Avenue, em plena Nova York. Nos anos seguintes a marca introduziu produtos em inúmeros segmentos, inclusive uma segunda linha de roupas e acessórios com preços mais em conta. Além disso, em 2006 inaugurou mais uma luxuosa loja em Melrose Place na cidade de Los Angeles.

BOLSAS 

A LINHA DO TEMPO: 
1987 
● Lançamento de sua primeira coleção de vestidos de noiva. 
1989 
● Lançamento de uma linha de roupas mais esportivas. 
1990 
● Lançamento da primeira coleção de joias. 
1994 
● Lançamento do perfume FLORÉ, com acentuados aromas florais. 
1996 
● Lançamento do perfume AQUAFLORE. 
1997 
● Lançamento do icônico perfume 212 na versão feminina. 
● Lançamento de sua primeira coleção de acessórios que incluía bolsas e outros artigos de couro, lenços e gravatas. 
1999 
● Lançamento da versão masculina do perfume 212 MEN. 
2001 
● Lançamento da marca CH CAROLINA HERRERA, composta por acessórios e roupas (para mulheres, homens e crianças) mais esportivas e acessíveis, que custam aproximadamente 1/3 da marca CAROLINA HERRERA NEW YORK. A primeira loja da marca foi inaugurada na cidade de Madri. 
● Inauguração de quatro novas lojas da marca CH Carolina Herrera nas cidades de Houston, Nova York, Las Vegas e Coral Gables (Flórida). Atualmente a marca possui mais de 100 lojas ao redor do mundo. 
2002 
● Lançamento do perfume feminino CHIC. A versão masculina foi lançada dois anos depois. 
2004 
● Lançamento do perfume 212 SEXY, sucesso de vendas no mundo inteiro e que, no Brasil, se esgotou em apenas um mês após sua estreia, fazendo com que a marca alcançasse o primeiro lugar entre os perfumes femininos mais vendidos. 
2005 
● Lançamento do perfume masculino HERRERA ACQUA. 
2007 
● Lançamento do perfume CH CAROLINA HERRERA, uma fusão entre o contemporâneo e o tradicional, também em seu frasco, que utilizava materiais como couro e prata. 
● Lançamento da edição especial de verão do famoso perfume chamado 212 SPLASH. O já clássico frasco (agora em tons aquáticos) da fragrância normal foi colocado dentro de uma embalagem transparente no formato de uma lata de refrigerante. 
2008 
● Inauguração de uma loja âncora na cidade de Dallas. 
2009 
● Inauguração de uma loja âncora na cidade Miami. 
2010 
● Lançamento do perfume 212 VIP. Frases como “Você está na lista?” e “Esta é uma festa privada” fizeram parte da campanha destacando que quem usa o perfume está em evidência ou no centro das atenções. A fragrância foi desenvolvida pelo renomado perfumista Alberto Morillas, Carolina Herrera e sua filha. 
● Para ajudar na divulgação da importância do auto-exame na prevenção do câncer de mama a Lojas Renner firmou parceria com a estilista e lançou com exclusividade a fragrância CH Ser. O perfume ganhou frasco em versão rosa e combinava a leveza do floral com o exotismo das notas orientais. 
2011 
● Lançamento da primeira coleção de óculos. 
2013 
● Lançamento do perfume CH EAU DE PARFUM SUBLIME. Para completar o lançamento, a marca apresentou uma coleção cápsula de acessórios (cinto, luvas, sapatos, faixa de cabelo) em tons de roxo, para seguir a linha do perfume. 
2015 
● Lançamento da fragrância CH MEN AFRICA, com notas exóticas, frasco moderno (com padrão camuflado) e inspirado no pôr-do-sol da savana africana. 
● Lançamento da HERRERA CONFIDENTIAL, uma série de novas fragrâncias e óleos criados a partir de infusões inspiradas nas tradições do Oriente Médio, tendo como base única o óleo de Uod, que vem da madeira da árvore tropical Agar e é conhecido como ouro líquido por sua raridade e dificuldade de extração.
Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1981 
● Fundador: Carolina Herrera 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Carolina Herrera Ltd. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Puig Beauty & Fashion Group S.L.) 
● CEO & Presidente: François Kress 
● Estilista: Carolina Herrera
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 130 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Moda de Luxo 
● Principais produtos: Roupas, acessórios e perfumes 
● Concorrentes diretos: Chloé, Céline, Cacharel, DVF e Donna Karan 
● Ícones: O perfume 212 

A MARCA NO MUNDO: 
Atualmente os produtos (linha ready-to-wear, noivas, óculos, acessórios em couro e fragrâncias) da marca CAROLINA HERRERA são vendidos em mais de 120 países ao redor do mundo através das mais badaladas lojas de departamento e lojas especializadas. Além disso, as marcas CH CAROLINA HERRERA e CAROLINA HERRERA NEW YORK possuem mais de 130 lojas próprias em países como Estados Unidos, Brasil (5 lojas), Venezuela, Espanha, Colômbia, Emirados Árabes, Panamá, França, Inglaterra e Catar. A marca conta ainda com lojas âncoras, localizadas em cidades como Nova York, Los Angeles, Las Vegas, Miami e Dallas, e uma loja dedicada especialmente a noivas na Cidade do México. A CAROLINA HERRERA pertence à espanhola Puig, proprietária de marcas famosas como Nina Ricci, Paco Rabanne e Jean Paul Gaultier.

VOCÊ SABIA? 
● Para o aguardado casamento entre os personagens da saga Crepúsculo, Edward Cullen e Bella Swan, vividos pelos atores Robert Pattinson e Kristen Stewart, Carolina Herrera foi convidada a criar o belo vestido usado em cena pela noiva. Avaliado em US$ 35 mil, o vestido integrou o figurino do filme Amanhecer Parte 1, lançado em 2011, e logo seu desenho discreto e sofisticado na frente com transparência e bordados nas costas foi copiado por jovens noivas mundo afora.

VESTIDO DE CASAMENTO

AS FONTES: AS INFORMAÇÕES FORAM RETIRADAS E COMPILADAS DO SITE OFICIAL DA EMPRESA (EM VÁRIAS LÍNGUAS), REVISTAS (FORTUNE, FORBES, VOGUE, ELLE, VEJA, VIEW, ISTO É DINHEIRO E EXAME), JORNAIS (VALOR ECONÔMICO E ESTADÃO), SITES ESPECIALIZADOS EM MARKETING E BRANDING (BRANDCHANNEL E INTERBRAND) E WIKIPEDIA (INFORMAÇÕES DEVIDAMENTE CHECADAS).

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