sexta-feira, 9 de julho de 2010

A IMPERATRIZ DOS SENTIDOS - GIOVANNA KUPFER

Vocês irão conhecer a trajetória daquela que realmente pode ser chamada a Imperatriz dos Sentidos -
Filha de Nathaniel Falber e Helen Weinfeld, dois judeus fugidos da segunda guerra mundial, Giovanna nasceu em Roma, Itália. A família recebeu passaportes americanos devido ao reconhecimento aos atos heróicos de Nathaniel durante a Segunda Guerra Mundial.

GIOVANNA KUPFER
Um sinonimo de bom gosto
Aos doze anos de idade, Giovanna perdeu a sua mãe que acabou falecendo de câncer, e mudou-se com seu pai e seu irmão para o Brasil, para juntar-se a outros membros de sua família que haviam emigrado para o País. E foi assim que o Brasil recebeu uma menina judia, que viria a se tornar uma poderosa empresária, respeitada e amada por todos aqueles que a conhecem.
Formada em artes plásticas pela Faap, Giovanna dava aulas de artes para crianças (sua verdadeira paixão) quando se apaixonou pelo empresário Luiz Kupfer.
Desta união, além das três filhas lindíssimas (Helen, Karen e Mariana) surgiu a semente de um futuro brilhante:

O COMEÇO:
Em 1972 Giovanna criava roupas para suas filhas pequenas. Seu senso de estética e seu extremo bom gosto começou chamar a atenção de outras mamães. A verdade é que naquela década, o Brasil não possuia moda infantil como nos dias de hoje. E Giovanna logo percebeu que existia uma oportunidade de desenvolver o seu talento, ou seja, dar para as crianças aquilo que elas queriam - conforto e estilo.
Sua primeira loja no bairro dos Jardins em São Paulo, não tinha nome na porta, mas tinha uma fachada inteiramente pintada de rosa. Uma loja conceitual, com decoração lúdica e roupas de design exclusivos e diferenciados. Bichos, brinquedos e bonecas enfeitavam a loja e faziam a nossa alegria. Lá, quem reinava éramos nós, as crianças.

NASCE UM CONCEITO OLFATIVO
Hoje em dia está na moda aromatizar estabelecimentos comercias, hotéis, shoppings e lojas. Marketing Olfativo é uma das tendências mais modernas de estratégia de venda. Mas será que isso realmente foi inventado pelos americanos e europeus e estamos copiando?
Vocês ficarão surpresos ao saber que na verdade, que Giovanna Kupfer, a muitas décadas atrás criou seu logo olfativo e aromatizou seus produtos e sua loja. Uma invenção que foi criada e desenvolvida somente pela mente brilhante e visão avançada de Giovanna.
Para ela, aquele mundo encantado e lúdico que ela iria oferecer as crianças e seus pais deveria ser perfumado. Partiu então para a sede da Firmenich na Suiça com a mala repleta de idéias. Fazer um perfume totalmente natural que pudesse ser usado por todas crianças e que refletisse seu amor por elas.
Giovanna encontrou muitas dificuldades em ser recebida para expor suas idéias, foi até ignorada. Mas sua perseverança e insistência (algumas das qualidades mais fortes de sua personalidade) acabou por conquistar os executivos suiços.

GIOVANNA BABY

 Nascia então a colônia Giovanna Baby. Engarrafada em vidros de remédio e tampa de porcelana rosa, com rótulos colados a mão um a um. O perfume que iria encantar por muitas gerações, tinha originalmente, notas de alecrim, lavanda, lavandim, rosa, gerânio, sândalo, musk e baunilha.
Giovanna Baby. Engarrafada em vidros de remédio e tampa de porcelana rosa,
A sua genialidade e visão empresarial não parou por ai.

LITROS DE PERFUME GIOVANNA BABY
Sem muito capital para fazer publicidade e divulgar a marca, Giovanna abriu suas portas nas vésperas do Natal. Naquela madrugada, ela e um funcionário derramaram com conchas para sopa, litros de perfume Giovanna Baby pelas calçadas do bairro. A fragrância foi espalhada da porta para baixo, e quando o sol começou a brilhar, toda a região dos Jardins acordou inebriada com o perfume. Todo mundo queria saber de onde vinha aquele cheirinho tão especial. Alameda Franca era o endereço das gavetas, bonecas, sachês, roupas e ambiente perfumados. A partir daí, o sonho de toda criança era ter uma boneca pintada a mão e cheirosa da Giovanna Baby. O sonho de toda mãe era ter sachês perfumados nas gavetas do quarto do bebê. Todos nós queríamos e trouxemos para casa um pouco do amor e dos sonhos de Giovanna.
 Ela estava presente nas nossas vidas de modo permanente.

UMA DAS LOJAS ENCANTADAS DA MARCA

A marca cresceu e muitas lojas foram abertas (28 lojas e 700 franquias), porém a qualidade dos produtos e dos serviços jamais diminuiu. Giovanna e seu querido Luiz cuidavam de seus negócios como uma quarta filha. Cresceu tanto que chegou a ter endereço na Quinta Avenida em Nova York, num espaço maravilhoso dentro da exclusiva loja Bergdorf Goodman. A marca também era vendida nas Lojas Neiman Marcus, outro endereço chique da cidade.
O Perfume, que já era indicado por todos pediatras, fazia concorrência com a gigante Johnson & Johnson. Um produto que começou de um sonho e destinado aos bêbes e as crianças acabou se transformando numa febre nacional. Todo mundo dava de presente para a namorada um perfume Giovanna Baby. Adolescentes e adultos (inclusive o público masculino) adotaram o perfume.
Além de logo olfativo, marketing olfativo, tecidos 100% orgânicos e ações sociais voltadas aos seus funcionários, conceitos que ela já naquela época adotava (idéias que estão em pleno vapor 40 anos depois), Giovanna criou um outro conceito que poucos sabem ser de sua autoria. Você se acha moderninho por frequentar o Armani Café ou outras lojas que possuem espaços gourmet, como a Daslu? Nos anos 70/80, Giovanna criou a Giovanna Mother, uma loja para as mulheres grávidas e futuras clientes da Giovanna Baby. Dentro dela existia um espaço para tomar chás e chocolates quentes, com croissants de chocolate que eram um sonho. Doces e bolos eram servidos nas tardes chiques paulistanas. Um espaço gourmet dentro da loja onde as mulheres se encontravam para conversar, descansar um pouquinho e fazer compras, muitas compras.

LINHA AMPLIADA OFERECENDO CREMES, SHAMPOOS E OUTROS PRODUTOS
Os anos passaram e Giovanna Baby já estava consagrada como a colônia brasileira de maior sucesso de vendas. O perfume recebeu uma nova embalagem, com design avançado que lembrava o formato de um corpinho de bebê (que chegou a ser copiado por várias marcas, anos depois). A linha foi ampliada oferecendo cremes, shampoos e outros produtos foram desenvolvidos. Tudo ia bem para a família Kupfer, o sonho tinha se tornado realidade.

O CAMINHO DAS PEDRAS
SPA JÁ
Giovanna Kupfer perdeu seu marido para o câncer, e logo após a sua morte a marca sofreu grandes transformações. Após inúmeras batalhas na justiça, Giovanna acabou perdendo o seu segundo grande amor - sua fábrica e sonhos.
Em busca de um novo caminho, embarcou de volta para os Estados Unidos onde começou um novo sonho. Lá conheceu James, seu segundo marido, mas a felicidade não veio sozinha. Giovanna também contraiu câncer e está atualmente vencendo bravamente, dia após dia, a sua própria batalha (que ela vai vencer, tenho certeza!).
Filhas crescidas e encaminhadas, netinhos nascendo, Giovanna passou a se dedicar a um projeto totalmente diferente: um Spa com tratamentos não invasivos, com produtos orgânicos e serviços de altíssima qualidade profissional, que oferecem benefícios verdadeiros e de longo prazo.
A experiência acumulada esses anos todos, aliada ao profissionalismo e ao amor ao próximo, tornou seu novo endereço famoso. Produtos inovadores, técnicas internacionais e brasileiras são oferecidas com sofisticação e carinho. Celebridades frequentam, mas segundo ela, todos são celebredidades em seu Spa, batizado de Spa Já.

O FUTURO PROMETE
Uma mulher que conheceu a dor e o sofrimento da guerra; a dedicação pelo trabalho; a riqueza alcançada e o luxo que ela proporciona; a decepção e a dor da perda de entes queridos e de tudo que construiu; a fraqueza da doença e a força interior de querer continuar viva, não vai parar por aqui. Como era esperado, Giovanna é movida por sonhos.
Aquela que eu chamo de Imperatriz dos Sentidos, por ter explorado a visão, o tato, o paladar e principalmente o olfato de uma forma tão completa e tão maravilhosa, como ninguém mais conseguirá fazer, está se dedicando a um novo projeto, que segundo ela, será o seu verdadeiro legado, seu presente ao mundo. Por enquanto o segredo está guardado, mas detalhes serão revelados quando ela me der o sinal verde. Prometo.
Uma coisa posso dizer: é um dos sonhos mais fantástico que ela já teve!

Obs.: Os produtos Giovanna Baby vendidos atualmente foram modificados e não possuem sua fragrância original. E na minha opinião pessoal, não possuem o estilo, a qualidade e o valor histórico dos originais.

Giovanna, minha querida Giovanna,
Se eu aprendi um pouco do que você me ensinou, se eu recebi um pouco desta sua energia e vontade de realizar coisas, se eu consegui absorver um pouco da sua riqueza interior e intelectual minha amiga, já ganhei um presente de valor infinito.
Se o no mundo existe mais Giovannas, ele com certeza seria cor de rosa.
É com muito carinho e respeito que eu dedico esse meu espaço perfumado e o meu trabalho a você. Eles são, antes de qualquer coisa, inspirados em você e no seu senso de estética, profissionalismo e amor pelas fragrâncias.
Continue perfumando nossas vidas, como somente você sabe fazer.
Batalhas judiciais são perdidas... mas a nossas memórias não!
Com amor, Simone Shitrit.


fotos: divulgação

32 comentários:

  1. Eu trabalhei na Giovanna Baby e tenho uma correção a fazer... eram 4 lojas próprias, 24 franquias e 700 clientes multimarcas (apesar de achar que este número está muito alto).

    ResponderExcluir
  2. ola
    eu trabalhei na giovanna baby e conheço a verdadeira historia.
    giovanna na intimidade nao gostava de crianças e sua relação com as tres filhas era tempestuosa.
    ela gastava mais do que ganhava e levou a empresa a ruina!
    uma ditadora neurotica com ropuagem de pessoa boa.
    lamento que ela continue a enganar as pessoas,mas que perfeito que a vida lhe deu a lição que ela merece!

    ResponderExcluir
  3. Na década de 90, me lembro muito dessa colônia, morava em Brasilia e no colégio 9 entre 10 meninas usavam essa colônia era o sonho de consumo, me lembro da loja, do cheiro ... Era um sonho... Pena que as lojas fecharam.

    ResponderExcluir
  4. Trabalhei com a Giovanna como fornecedor durante 12 anos. Uma pessoa apaixonante, de uma generosidade ímpar!!! Amava sim crianças e sonhava com um mundo melhor para elas. Já na década de 80 queria criar uma fábrica modelo, com creche para os filhos das costureiras, refeitório, centro de pesquisa de materiais para brinquedos...
    Eram anos de muitas instabilidades e planos econômicos, tempos difíceis para grandes realizações!
    Obrigado por me trazer notícias dessa mulher notável. Bom saber que ela ainda sonha Grandes Sonhos.
    Vida longa para Giovanna!!!

    ResponderExcluir
  5. Que saudade.....que época maravilhosa, lembro do cheiro maravilhoso, tenho uma bebe e adoro usar nela o cheiro inigualável desta marca. pena não termos mais as lojas de sonhos de antigamente.Parabens pelo grande sucesso da marca...

    ResponderExcluir
  6. Volta Giovanna Baby por favor...:(

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro Giovanna Baby.Sempre passava antes de ir para a escola.Os meninos adoravam.Gustavo Galante Silva.

    ResponderExcluir
  8. Eu uso o perfume giovanna baby desde que eu tinha meus 14 para 15 anos,hoje estou com 46 anos. Meu marido se apaixonou por mim por causa do perfume. Temos uma filha linda que se chama Giovanna em homenagem ao perfume. Em 2013 ela vai fazer 15 anos, e meu sonho é dar como lembrancinha de seu aniversário, a miniatura do perfume, mas não sei como conseguir para alçançar este sonho.

    ResponderExcluir
  9. Eu e meu irmão Murilo sempre usávamos esta colônia.(gustavo galante silva).Os meninos adoravam.

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Me chamo Milton, trabalho com kits Giovana Baby,desodorantes e cremes, os interessaos podem postar e-mails, tereir o prazer de falar.

    Abração- 011 8353-3770
    e-mail.milvoze@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Que saudades Giovanna Kupffer...Fui fornecedora da marca Giovanna Baby...Giovanna mulher de carater excelente,muita saudades!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Que saudades Giovanna Kupfer...Fui fornecedora para a marca Giovanna Baby...Giovanna uma mulher de excelente carater!!!!

    ResponderExcluir
  13. Trabalhei com o Dr. Luiz Kupfer e conheci a esposa, com quem convivi profissionalmente durante alguns anos. Quem diz que era uma personalidade forte, tem razão, de caráter, tem razão, que começou criando, 1o. para as filhas mais velhas, também tem razão. Dizer que detestava criança, acho dizer muito de uma pessoa que pouquíssimos conheceram na intimidade. E o nome verdadeiro dela não era Giovanna, mas também não me lembro qual era.

    ResponderExcluir
  14. amooo Giovanna Baby!!!umas das razões q não dar pra viver sem...vou até o fim do túnel comprar...

    ResponderExcluir
  15. Trabalhei com ela , como multimarca, depois o primeiro quiosque de perfumaria, depois a primeira franquia da cidade de sp, foram alguns anos de trabalho intenso e gratificação pessoa. Sra. Giovanna foi uma das pessoa que me lembro como se fosse ontem, me deu oportunidade e confiança, eu... fiz o meu melhor e ela a unica criadora de moda infantil que realmente criou!
    Para giovanna ler: mais uma vez, te digo, foi um prazer em conhece- la!

    ResponderExcluir
  16. Trabalhei com a marca como multimarca, depois o primeiro quiosque de perfumaria, depois a primeira franquia da cidade de sp, foram alguns anos de trabalho intenso e gratificação pessoal. Sra. Giovanna foi uma das pessoas que me lembro como se fosse ontem, me deu oportunidade e confiança, eu... fiz o meu melhor e ela a unica criadora de moda infantil que realmente criou!
    Para giovanna ler: mais uma vez, te digo, foi um prazer em conhece- la!

    ResponderExcluir
  17. Olá meu nome é Benê, trabalhei com a Giovanna como representante comercial da marca durante anos, e realmente ela é uma das pessoas mais espetaculares que conheci. Infelizmente perdemos o contato, pois sai da marca quando ela saiu também. Gostaria de obter o contato dela se for possível.
    Agradeço desde já,

    Obrigada,

    Benê.

    ResponderExcluir
  18. Trabalhei na loja da Al Franca em 1982 , era um deslumbramento,as roupas e bonecas exclusivas, sapatinhos tipo boneca , e vestidos inspirados nos modelos europeus, Giovanna era exigente, tinha uma personalidade forte e uma beleza irretocavel, com ela aprendi muito, minhas filhas tiveram varios vestidos dela , inclusive o classico com avental e a boneca de pano vestida igual.Bons tempos aqueles.
    saudades

    ResponderExcluir
  19. A VERDADE, É QUE TUDO QUE ELA E AS FILHAS, FIZERAM, FORAM FRAUDAR TUDO, ATÉ O FECHAMENTO DA FABRICA... ONDE ESCONDERAM TUDO EM UMA CHACARA EM ITAPECERICA DA SERRA, E SE ESCONDENDO FEITO BICHO, E DEIXANDO VARIOS TRABALHADORES SEM RECEBER SEUS DIREITOS...
    ONDE SUAS FILHAS, HELLEN, MARIANA, E A OUTRA...DIZIA PARA TODOS PROCURAREM SEUS DIREITOS...TUDO FOI UMA FARSA...

    ATÉ O NOME DELA É UMA FARSA...ELA NUNCA SE CHAMOU GIOVANA, E SIM GIOVANETI,...RSRSRSR OU É UM NOME BEM DOIDO, KKKK

    ELA CHEGOU A SE ESCONDER, E COMBINAR COM O PRÓPRIO MOTORISTA DELA NA ÉPOCA DE RETIRAR CAMINHÕES CARREGADOS DE VALORES DA FÁBRICA.....

    ResponderExcluir
  20. há muitos comentários.talvés verdadeiros.outros tortuosos.A verdade é quem conheceu o verdadeiro vidrinho de tampa rosa e entrou em uma loja giovanna baby,não esquece jamais.Usei muito! hoje com 40anos,a minha melhor lembrança olfativa é GIOVANNA BABY.Gostaria muito de encontrar os produtos,mas está cada vez mais difícil! uma pena?

    ResponderExcluir
  21. Alguem lembra do Giovanna essence? ainda é comercializado?

    ResponderExcluir
  22. Quero dizer que Giovanna Baby foi a pioneira!!!não sei nada de sua vida pessoal,mas posso falar com autoridade sobre sua vida profissional,vc foi e sempre será a melhor, suas coleções de roupas eram um escândalo de lindas,a primeira roupa de meus filhos logo que nasciam era Giovanna Baby,sinto saudades de quando entrava na loja da Alameda Franca e saia com sacolas cheinhas de suas coleções.Saudades de seu bom gosto e criatividade!!Onde estiver Giovanna que Deus no seu poder te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  23. Será possivel encontrar esses produtos de novo ?
    estaria interessado em detalhes para adquirir produtos desses
    se alguem souber de alguma informação agradecia

    inforserv@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Gostaria muito de ver fotos da primeira embalagem do perfume GB. Amo muito,e marcou muito minha vida. Fantastica a embalagem florida que era fechada com uma fita rosa!!!!

    ResponderExcluir
  25. Uma estrela jamais deixa de brilhar sinto saudades de quando trabalha com a Giovanna!!!

    ResponderExcluir
  26. A todos que comentaram sobre Giovanna Baby, aguardem breve teremos novidades

    ResponderExcluir
  27. Realmente deixaram vários trabalhadores sem receber seus direitos , minha mãe é uma delas dedicou 10 anos da vida dela trabalhando na fábrica na Barra Funda e saiu sem receber nada e outros que já morreram e também não tiveram seus direitos.
    Isso é uma vergonha, que matéria hipócrita!!!!

    ResponderExcluir
  28. A falecida atriz Daniella Perez, filha da autora de novelas Glórias Perez, em 1992 usava a colônia Giovanna Baby rosa. No meu prédio pra onde me mudei em 1989 aos 16 anos, tinha uma moça que fez amizade comigo, 10 anos mais velha que usava também. Eu acabei ficando entusiasmada por usar também, aos 19 anos. Comprei um vidrinho quadrado, com tampa dourada que vinha numa caixinha de papelão florida. Era linda a embalagem. Hoje continuo usando e a fragrância me traz realmente bons momentos de 1992 e 1993. Mas queria saber exatamente qual foi o ano de lançamento deste perfume.

    ResponderExcluir
  29. Trabalhei na Giovanna Baby, foi o meu primeiro emprego tinha 18 anos a empresa era um sono, toda cor de rosa,um cheiro maravilhoso,dava para saber quando a Giovanna chegava na empresa pelo perfume que ela usava,hoje com 45 anos sinto saudades,nasci no mesmo ano e mês que a Helen, era uma empresa que se tinha liberdade para trabalhar,entrei na empresa através da minha irmã, que foi funcionária Janete(que já faleceu),quando me desliguei da empresa a minha irmã caçula passou a fazer parte do quadro de funcionários Luciana,foi um tempo maravilhoso.

    ResponderExcluir
  30. Queria agradecer pessoalmente algum dia a Giovana pela ajuda que deu a minha mãe a Jovelina, na época q ela trabalhava em uma das suas lojas, foi em 1977.Ela ajudou a minha mãe a resgatar eu e meus irmãos em Brasilia e trazer todos a São Paulo, Muito obrigada Geovana, sem sua ajuda não teriamos conseguido ser o que somos hoje.

    ResponderExcluir
  31. Trabalhei na loja do shopping Eldorado e foi um sonho para mim recém chegada do interior de Sp,uma menina com 17 anos que ainda amava as bonecas,chocolates em formato de ovos, sachês de lavanda e aquele perfume inebriante na loja...foram duas maravilhosos.Lembro da dona Giovana e das filhas Ellen,Karen Mariana com muito carinho,tenho até hoje um postal com a Mariana toda de rosa brincando embaixo de um abajur lindo,tudo era bonito,um sonho.Ia na loja na Bela Cintra a Mothers e era outro sonho,aquele café com brioches era outro perfume....fui muito feliz,um grande beijo as pessoas envolvidas nesse processo a família Kupfer ❤️🌷 só amor 🙏🙌❤️🌷

    ResponderExcluir
  32. com roupagem de gente fina , elegante e sincera deixou vários sem receber nada. inclusive meu tio , nunca se deu bem com as filhas e era uma ditadora prepotente. merece tudo o que lhe aconteceu

    ResponderExcluir