quinta-feira, 8 de julho de 2010

OS PERFUMES DOS ANOS 80

E os anos oitenta foi isso mesmo, pura diversão!
E como a moda por diversas vezes tende a voltar ao passado, você já deve ter notado nas ruas a volta das cores ácidas, que agora se chamam neon, das saias balonês e das leggins de lurex, entre outras referências dos anos oitenta. Repaginado, os anos oitenta de 2009/2010 é mais comedido e mais harmônico, sem exageros.

ANOS 80
Quem se lembra das calças leggins presas no pé com sapatilhas? E das ombreiras gigantes combinadas com saias balonês? O glitter colocado nos cabelo de cortes geométricos, as luvinhas de renda, os tênis quadriculados, as cores rosa, amarelo e verde ácidas? Alguns dizem que a moda dos anos oitenta foi a pior de todas. Exageros, combinações esdrúxulas que não realçavam ou sequer embelezavam a figura feminina, Mas como dizia Cindy Lauper na época - “Girls just want to have fun”, ou seja, as garotas só querem se divertir. 
 Da irreverência de Devo, B-52’s, Talking Heads, Leo Jaime, Kid Vinil; do romantismo de David Bowie, Duran Duran e A Flock of Seagulls; da ingenuidade romântica de Madonna e Cindy Lauper e Metrô; ao movimento dark do The Cure, todos nós estávamos na verdade, tirando o máximo proveito da juventude.

PERFUMES ANOS 80:
Isso se reflete em uma perfumaria muito mais escandalosa, invasiva, ousada e cheia de sensualidade, para uma mulher que se mostra sedutora e pratica a arte da conquista sem medo. e exagerada também.Fazendo uma retrospectiva, muitos perfumes da época eram realmente fragrâncias superlativas, tais como:

GIORGIO BERVELY HILLS

Lançada em 1981 com notas de rosa, jasmim, gardênia, flor de laranjeira, patchouli, sândalo e camomila. Era o nascimento das fragrâncias lineares de efeito instantâneo, irradiador e constante.

GODZILA
 Na mesma época surgiu Paris de YSL, um perfume Godzila com notas de pétalas de rosa, flor de laranjeira, mimosa, acássia, bergamota, jacinto, violetas, jasmim, orris, ylang ylang, lírio do vale entre outras. Um floral extremamente intenso e exagerado que faz sucesso até hoje.

COCO DE CHANEL
Chanel trouxe Coco, um perfume criado para ser arrojado e atrevido.

LOU LOU DE CACHARREL
 Outro grande sucesso dos anos oitenta foi Lou Lou de Cacharel. 

OBSESSION
Floral ambarino, com notas de mandarim, baunilha, nuances verdes, jasmim e musgo de carvalho. Para a mulher apaixonada e romântica.

ETERNITY DE CALVIM KLEIN
O Perfume feminino Eternity da Calvin Klein tem fragrância buquê floral, para a mulher moderna, romântica e apaixonada. Suas notas combinam framboesa, mandarim, lírio branco, lírio-do-vale e sândalo.

POISON
Mas o perfume que mais representa o exagero da década de oitenta é o perfume Poison da mesma marca, com notas de anis, pau rosa, rosa, tuberosa, mel, canela, flor de laranjeira, opoponax, ameixa, cilantro e outras. Poison foi um perfume muito controverso pois seu nome, traduzido do inglês, significa “Veneno”. O apelo sexual era muito forte. Era uma relação de amor e ódio numa só fragrância. Sucesso absoluto!
Este perfume era tão poderoso, que alguns restaurantes americanos na época, proibiram a sua entrada, pois sufocava o aroma dos pratos servidos.

PARIS YVES SAINT LAURENT
Outro clássico, lançado em 1983, é o Paris, de YSL. Sua descrição o define como um grande ramalhete de rosas entre as quais se encontram violetas e um obscuro tom de notas verdes, o que torna sua fórmula única.

BEAUTIFUL DE ESTÉE LAUDER
Beautiful foi lançado em 1985. As notas de topo são Cassis ou groselha preta, Notas frutadas, Cássia, Gálbano, Bergamota, Limão verdadeiro ou siciliano, Rosa, Tangerina e Lírio as notas de coração são Mimosa, Magnólia, Cravo, Tuberosa, Flor de Laranjeira, Camomila, Narciso, Frésia, Lilás, Jasmim, Violeta rosa, Sálvia, Néroli, Cravo francês, Ylang Ylang, Lírio-do-vale e Gerânio as notas de fundo são Sândalo, Almíscar, Baunilha, Vetiver, Cedro e Âmbar

JARDIM DE BAGATELLE DE GUERLAIN
Guerlain também lançou um perfume encantador – o Jardins de Bagatelle. Outra perspectiva da perfumaria internacional para a década: finalmente a indústria resolveu investir em criações masculinas.

DRAKKAR NOIR
No campo dos perfumes masculinos, o Drakkar Noir de Guy Laroche, de 1982, é o expoente mais expressivo. Sua atitude é bastante máscula e forte, com um aroma que mistura o bem e o mau e evoca o mundo do rock de forma irresistível.

KOUROS
Outro perfume masculino bastante animalizado é o Kouros, de Yves Saint Laurent. Lançado em 1981, ele rapidamente se tornou o favorito dos homens sedutores e audaciosos. Com uma família olfativa oriental, possui uma fragrância difícil de confundir e difícil de esquecer.

E se você quer seguir essa moda retrô dos oitenta, porém repaginada, segue aqui algumas dicas de fragrâncias atuais, com um toque ou referência da década:

COCO MADEMOISELLE
Uma versão mais atual de Coco, mais fresca e mais frisante.

IDOLE DA ARMANI
Um perfume para uma mulher independente, de espírito livre (como almejavam as mulheres da década de oitenta), porém mais feminina, mais voluptuosa.
ais fluído, mais arejado, com o toque aquático que é tendência mais moderna.

HARAJUKO LOVER DE GWEN STEPHANI 

Para quem gosta de um exagero com bom humor, os superlativos frutais da cantora são de bom tamanho.

LE PARADIS DE NINIA RICCI
Le Paradis de Nina de Nina Ricci é um perfume Floral Frutado Gourmet Feminino. Le Paradis de Nina foi lançado em 2010. As notas de topo são Flor de Laranjeira africana, Laranja, Tangerina e Amêndoa as notas de coração são Gardênia, Heliotrópio e Maçã vermelha as notas de fundo são Sândalo, Notas amadeiradas, Patchouli ou Oriza e Baunilha


CIRCUS FANTASY DE BRITNEY SPEARS
Floral-frutal bem no estilinho Madonna dos anos 80.

RICCI RICCI DE NINA RICCI
Um mix de glamour e audácia, Ricci Ricci encarna a nova heroína urbana, segura de sua feminilidade e de seu poder de seduzir evoluindo dentro de uma atmosfera refinada e sofisticada. 
Como qualquer heroína, ela tem um poder secreto. Este poder vem de seu perfume, simbolizado por um laço. Como poesia ou fantasia, ela brinca, atando e desatando este laço conforme seu desejo, colorindo e embelezando o mundo que a cerca.
Outro floral frutal com ares retrô.

ANGE OU DÉMON LE SECRET DE GIVENCHY
Extremamente feminina, Ange ou Démon Le Secret revela em sua composição acentos de jasmim. Uma fragrância leve que começa com sua exuberância e explosão de limão da Itália sustentado por um acorde de folhas de chá verde. 
Em pura sintonia com as versões anteriores, suas notas de coração foram selecionadas à base de flores brancas, como sambac, peônia e flores aquáticas. De forma misteriosa e pertubadora, as notas de base como madeiras brancas e patchouli, revelam com graciosidade a sensualidade de Le Secret. 
Uma poção mais atual, para substituir o veneno de Poison.

ROCK N ' DREAMS DE VALENTINO
Rock`n Dreams de Valentino é um perfume Floral Feminino. Rock`n Dreams foi lançado em 2009. O perfumista que assina esta fragrância é Ilias Ermenidis A fragrância contém Íris, Baunilha, Pêssego, Notas amadeiradas, Mirra e Canela.
Para a mulher roqueira – lembrando que nos anos oitenta as mulheres dominaram pela primeira vez, os palcos e os vídeos na MTV. (lembrando: Madonna, Paula Toller, Cindy Lauper, Virginie, Joan Jet, Sade, Grace Jones, Kim Wilde)

fotos: divulgação
fonte:
http://www.sepha.com.br/blog/perfumes/perfumes-dos-anos-80/













50 comentários:

  1. Oi
    Muito legal seu artigo!
    E procuro sobre um perfume dos anos 80
    freenly (ou nome parecido) da yardley
    tinha uma embalagem tipo foro de textura jeans
    comprava na panvel-RS
    Vou ficar contente se soubre algo
    aguardo noticias
    :)

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu também estou a procura de perfume que se vendia nas loja Mesbla mais ou menos em 88,89, não recordo.Mas sei que a embalagem era um vidro pequeno, preto estampado com flores.Me recordo vagamente.Gostaria muito da encontrar para comprar, pois me recordo que a fragrância era maravilhos.Ah!, é da mesma época do Charlie Blue da Revlon.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de encontrar um perfume, não lembro o nome más sei que vinha em uma latinha, no ano de 86, 87 más ou menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro tbm um que comprava na mesbla.bouquet oriental.
      Maravilhoso!Queria tanto achar...

      Excluir
    2. Eu Tb ando atrás desse mesmo perfume

      Excluir
  4. oi..moro no exterior e procuro a anos um perfume que ganhei em 86....seu nome era WANTED...ja estive em varios aeroportos e uso o tempo de conexao para achar nos FREE SHOPS e nada....se alguem conhece, agradeco desde ja....

    ResponderExcluir
  5. Há muito tempo procuro também um perfume que vendia na Mesbla, na década de 80, nome é Instinto feminino, quem conhece se puder colaborar, ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  6. eu procuro um perfume que vendia na mesbla,no final dos anos 80,tinha um frasco de vidro transparente,tipo de xarope e um rotulo rosa,um aroma muito agradavel,a tampa era branca,era um perfume popular,não custava caro,mas era muito agradavel.

    ResponderExcluir
  7. Olá. Gostaria da ajuda do blog para encontrar a fragância de um perfume chamado Adventure, se não me engano da Coty, que era vendido nas Lojas Brasileiras(Lobrás). Década de 80. Um show de perfume. Provavelmente não é mais fabricado, mas deve existir alguma fragância similar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também procuro por algo semelhante ao Adventure da Coty.
      Estranhei o fato de nem fotos serem encontradas na internet.
      Se você descobrir algo, pode me avisar? Obrigada.

      Excluir
  8. olá!
    Gostaria de saber se alguém me dá informações sobre a colônia viejo estilo,qual é o fabricante,pois é um perfume antigo da década de 70,e eu sempre comprava nas lojas vezil,e hoje não consigo mais encontrar informações sobre essa colônia...

    ResponderExcluir
  9. Fabrico o Frenesi, se quiser, 100ml = 135,00. perfumefrenesi@yahoo.com

    ResponderExcluir
  10. Boa noite. Gostaria de saber qual a fragância similar ao perfume Adventure, da Coty. Ele era vendido na Lobras. Década de 80. Quem puder me ajudar, meu e-mail:
    majorsouza2013@gmail.com
    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLHA O QUE EU ACHEI:
      http://www.fragrantica.com/perfume/Coty/Smitty-16974.html
      O frasco ao menos é idêntico.

      Excluir
  11. Gostaria de informações sobre a Colônia Viejo Estilo, eu a comprava na Lobras. Se alguem poder me ajudar a encontra-la.... eis o meu email: socorro_d51@hotmail.com
    Grata.

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu me recordo de um perfume que eu ganhei nos anos 90 ...chamava Ossiris e vendia na Mesbla. Eu amava esse perfume, erã barato, mas sua fragrância era incomparável. Alguém sabe onde encontro?

    ResponderExcluir
  13. Samsara é Guerlain e nao dior... ainda existe na Sephora

    ResponderExcluir
  14. Samsara é Guerlain e nao dior... ainda existe na Sephora

    ResponderExcluir
  15. Usei por muito tempo um perfume que só tinha na Mesbla nos anos 80 . petúnia da de Payot, não me recordo se o vidro era preto, mas tinha flores desenhadas no frasco ( lembrando o formato do vidro do anais anais da cacharrel. O cheiro era incrível. Queria achar um similar. Não da pra descrever; era bom demais. Todos perguntavam: que perfume é esse? Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria saber sobre o Petúnia, pesquisando descobri que o perfume da Payot com flores é o Pavlova. E o Petúnia é da Yardley de Londres, a marca ainda existe e produz vários perfumes de flores, vende em várias lojas online no Brasil, mas infelizmente o Petúnia foi descontinuado.

      Excluir
    2. Gente eu amava o petunia. Nunca esqueci dele. Usava nos anos 80. Maravilhoso.

      Excluir
  16. Gostaria de saber se ainda existe um perfume chamado. De Alarde da.atknsons,,eu comprava na renner nos anos 80.Me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  17. Oi, eu gostaria de encontrar o patchuli indiano, que vendia na antiga Mesbla.

    ResponderExcluir
  18. Os perfumes dos anos 80 continuam a ser os meus favoritos. Jazz da ysl, Egoiste da Chanel e Azzaro são apenas alguns exemplos.

    ResponderExcluir
  19. Os perfumes dos anos 80 continuam a ser os meus favoritos. Jazz da ysl, Egoiste da Chanel e Azzaro são apenas alguns exemplos.

    ResponderExcluir
  20. O meu favorito era o da Fórum que tinha a embalagem prateada. Era maravilhoso.

    ResponderExcluir
  21. Tenho saudade de um vendido na mesbla mas não lembro se era da Payot ou revlon. Era uma fragrância de lavanda cítrica ou almiscarado será que alguém tem fotos destes perfumes.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de encontrar o perfume Bouquet Oriental que vendia na Mesbla nos anos 90

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria muito de encontrar uma água de colônia que vendia na Lobras, Água de Bosco, bem baratinha, mas era uma delícia, a fragrância.

      Excluir
    2. Eu também cqueria saber.Ele arrasava
      Alguém ajude?

      Excluir
  23. O petúnia era da Dr Payot com certeza, foi meu perfume assinatura por muito tempo, guardava a mesada pra poder comprar. Nunca encontrei nenhum sequer parecido. Tinha um cheiro floral, oceânico... Era delicioso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há anos procuro pelo Petunia..Nunca achei nada sobre ele na Internet. Feliz em encontrar pessoas que também usavam ele nos anos 1980. Alguém sabe de algum similar ou com a mesma nota olfativa??

      Excluir
  24. Procuro um perfume que usei da Payot o nome era Petúnia, uma delícia, já entrei em contato com eles, mas eles venderam, só que eu esqueci o nome.

    ResponderExcluir
  25. Procuro um perfume que vendia na Mesbla. Frasco transparente, tampa na cor fucsia. De odor amadeirado e adocicado. Muito bom.Pensei que chamava Rivage . Mas não encontro nas pesquisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro de uns perfumes, Rivage da Revlon, mas não lembro do frasco porque comprava umas versões tipo miniatura, na Mesbla, mas lembro que as caixinhas tinham duas cores, representando fragrâncias diferentes, a vermelha e uma azul.

      Excluir
  26. Tinha um que vendia na Mesbla delicioso, mas não sei como se escreve, tipo Portbonier

    ResponderExcluir
  27. Tinha uma combinação de perfume e colonia pós barba nos anos 80 que era irresistível. Men's Club 52 e a colonia pós barba Denim.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Entre os anos 80/90 eu usava um perfume que vinha em um vidro em formato de ânfora. Ele era um amarelo esverdeado. Acho que vinha com uma fita dourada amarrada na tampa. A saída dele era bem forte me parecia cânfora, um cheiro meio medicinal, mas depois ia evoluindo e se tornando suave, um cheiro meio incensado. Era bem forte,mas muito bom. Sempre me perguntavam que perfume eu estava usando. Gostaria de me lembrar qual era!

    ResponderExcluir
  30. Eu procuro um perfume q ganhei no ano de 1986. Ele tinha uma caixa desenhado flores.. era branca com flores...o vidro era meio achatado com relevos de flores e a tampa era num formato de rosa.. era um cheiro doce... o nome pra mim era alguma coisa com "flowers"....foi muito especial p mim... mas nunca mais consegui achar.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde! Procuro por um perfume Petúnia da Payot, já mandei e-mail e eles me disseram que foi vendido pra outra empresa. Se puderem me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  32. Procuro uma colônia que vendia em farmácia e mercado, cotidiene cheirinho suave.

    ResponderExcluir
  33. Adventure da Coty era sensacional

    ResponderExcluir
  34. Cotidiene, Gellatti, Patchully e Almíscar Selvagem eram da COTY, é uma delícia essas fragrâncias. É uma pena que não encontramos mais. E tudo tinha na MESBLA. Mas as colônias da Helenna Rubinstein, Revlon, Payot e Coty eram tudo de bom !!!!

    ResponderExcluir