domingo, 25 de julho de 2010

MUSEU DO PERFUME

                                       MUSEU DO PERFUME



MUSEU DO PERFUME

Inaugurado em julho de 2004, no Shopping Estação em Curitiba o Espaço Perfume Arte &amp.
História é uma viagem pelo fascinante universo das fragrâncias.
Nele você irá descobrir fatos e produtos que marcaram a história, conhecendo de forma interativa todo o universo que envolve a criação de um perfume.

Sua atividade foi encerrada em 30 de novembro de 2009. Aguardem novidades.


Conteúdo

1 - Perfume na antiguidade

2 - Perfume e a moda no século XX

3 - A arte da perfumaria

4 - O perfume no Brasil

5 - Notícias publicadas sobre o museu


1.PERFUME NA ANTIGUIDADE


 

Os mais antigos cheiros conhecidos são os que exalavam da queima de plantas. Esta prática explica a origem latina da palavra perfume: Per (através) e fumum (fumaça). Neste espaço você vai saber como os povos assimilaram os aromas em seus costumes, contribuindo para a criação desta rica cultura milenar, até o perfume ser consagrado como um produto industrial na exposição das indústrias em Paris em 1900



Cleópatra

A última rainha do Egito dominava a arte da sedução com seus perfumados rituais. Recebia seu amante em uma cama coberta de rosas e antes de envenenar-se, perfumou-se com as mais finas fragrâncias


Kölnisch Wasser (Água de Colônia)


Em meados de 1700 surgia na cidade de Colônia na Alemanha a Kölnisch Wasser (Água de Colônia), criada por Jean Marie Farina que logo se tornaria a favorita de Napoleão. Aqui você pode ver o frasco desenvolvido especialmente para que ele pudesse leva-la em suas botas.




Nasce a indústria do perfume

Perfumes e artigos de toalete ganharam espaço pela primeira vez na Exposição Internacional de Artes Decorativas, em 1900. A partir de então, o perfume se tornou um produto industrial.

2. PERFUME E MODA NO SÉCULO XX

Os caminhos do perfume sempre acompanharam a moda e as influências culturais. Cada década teve o seu destaque e ícones da perfumaria foram consagrados na história



1910

O estilista Paul Poiret, foi o primeiro a colocar em sua Maison uma linha própria de perfumes. A partir de então a conexão entre moda e perfume jamais seria desfeita.




CHANEL
1920

Gabrielle Chanel seria responsável por uma revolução no mundo da perfumaria e da moda Ela marcou a década com seu estilo único, apostando na sobriedade e no conforto e com o lançamento do perfume Chanel no. 5.




OPIUM



1970 - A quebra de toda sorte de tabus era prenunciada na década onde as mulheres clamavam por sua individualidade. A tendência oriental na perfumaria seria imortalizada com o lançamento de Opium.



ANGEL

1990 - A década foi marcada pela globalização e pela interatividade e a perfumaria por dois ícones: O unissex CKOne e o saboroso Angel. A moda se voltava para o minimalismo.


3. A arte da perfumaria

Espaço dedicado a arte da perfumaria e todos seus detalhes como origem dos ingredientes, a arte da criação de perfumes, classificação olfativa e as diferentes etapas que compõem um perfume.



O perfume


Notas de saída ou cabeça :

São sentidas logo após a aplicação. Feitas de ingredientes mais voláteis.

Notas de corpo ou coração :

Saltam ao nariz quando o perfume seca. Expressam o tema principal da fragrância.

Notas de fundo ou base :

São os aromas que ficam na pele após longas horas. Seus ingredientes são responsáveis pelo poder de fixação do perfume.

Todas estas notas, de saída, corpo e fundo resultam numa harmonia única: O PERFUME.



Matérias primas


As matérias primas naturais utilizadas na fabricação de perfumes podem ser de diversas origens:
Flores, raízes, folhas, madeiras, resinas, frutas, etc.

Tocando neste painel você irá descobrir de que parte do mundo vem cada matéria prima.



O perfumista e o sentido do olfato
Munido de uma sensibilidade fora do comum, o perfumista cria verdadeiras obras de arte na combinação de substancias aromáticas com seu apurado sentido olfativo. Verdadeiros maestros da arte da perfumaria, interpretam as nuances de uma essência, imaginando o papel que cada ingrediente terá na composição olfativa final.




4. Perfume no Brasil

Aqui você poderá conhecer vários aspectos culturais, religiosos e folclóricos relacionados com a perfumaria no Brasil além da história da perfumaria no país desde a chegada da corte portuguesa até os dias de hoje.




História

Do descobrimento ao início do Século XX

Da corte portuguesa vieram os primeiros frascos de perfume. Dos negros da Senzala, nasceu o hábito de banhar-se com ervas e flores, que protegia contra as doenças e maus espíritos



COTY - BRILHANTINA

1930
A perfumaria fina era ainda inacessível à classe média e o sabonete era a moda. Começam a chegar no Brasil grandes marcas como Coty e Myrugia. Os homens contavam com as perfumadas quinas e brilhantinas para os cabelos


2000
O Brasil comemora seus 500 anos com a independência na moda e na perfumaria. A indústria mostra-se cada vez mais sadia, o mercado consumidor tem um potencial invejável e a diversidade das matérias primas é única. O Brasil tem tudo para ser a próxima grande fonte de inspiração para os criadores do planeta.


Renata Ashcar


Renata Ashcar é especialista em perfumaria e cosméticos. Graduada em publicidade é diretora da Cosmetics Marketing & Design desde 1986. Seu trabalho engloba a orientação estratégica de marketing, criação de produtos além de pesquisa, posicionamento de marcas e produtos.

Renata desenvolveu também diversos projetos culturais. Entre os trabalhos de sua autoria, estão:







Livro Brasilessência – A cultura do perfume




LIVRO: BANHO: HISTÓRIAS E RITUAIS


 

Guia de Perfumes /Edições 2008/2009/2010


Museu do Perfume / Arte e História

fotos: divulgação

fonte: http://www.renataashcar.com.br/










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