MUSEU DO PERFUME
Inaugurado em julho de 2004, no Shopping Estação em Curitiba o Espaço Perfume Arte &.
História é uma viagem pelo fascinante universo das fragrâncias.
Nele você irá descobrir fatos e produtos que marcaram a história, conhecendo de forma interativa todo o universo que envolve a criação de um perfume.
Sua atividade foi encerrada em 30 de novembro de 2009. Aguardem novidades.
Conteúdo
1 - Perfume na antiguidade
2 - Perfume e a moda no século XX
3 - A arte da perfumaria
4 - O perfume no Brasil
5 - Notícias publicadas sobre o museu
1.PERFUME NA ANTIGUIDADE
Os mais antigos cheiros conhecidos são os que exalavam da queima de plantas. Esta prática explica a origem latina da palavra perfume: Per (através) e fumum (fumaça). Neste espaço você vai saber como os povos assimilaram os aromas em seus costumes, contribuindo para a criação desta rica cultura milenar, até o perfume ser consagrado como um produto industrial na exposição das indústrias em Paris em 1900
Cleópatra
A última rainha do Egito dominava a arte da sedução com seus perfumados rituais. Recebia seu amante em uma cama coberta de rosas e antes de envenenar-se, perfumou-se com as mais finas fragrâncias
Kölnisch Wasser (Água de Colônia)
Em meados de 1700 surgia na cidade de Colônia na Alemanha a Kölnisch Wasser (Água de Colônia), criada por Jean Marie Farina que logo se tornaria a favorita de Napoleão. Aqui você pode ver o frasco desenvolvido especialmente para que ele pudesse leva-la em suas botas.
Nasce a indústria do perfume
Perfumes e artigos de toalete ganharam espaço pela primeira vez na Exposição Internacional de Artes Decorativas, em 1900. A partir de então, o perfume se tornou um produto industrial.
2. PERFUME E MODA NO SÉCULO XX
Os caminhos do perfume sempre acompanharam a moda e as influências culturais. Cada década teve o seu destaque e ícones da perfumaria foram consagrados na história
1910
O estilista Paul Poiret, foi o primeiro a colocar em sua Maison uma linha própria de perfumes. A partir de então a conexão entre moda e perfume jamais seria desfeita.
CHANEL
1920
Gabrielle Chanel seria responsável por uma revolução no mundo da perfumaria e da moda Ela marcou a década com seu estilo único, apostando na sobriedade e no conforto e com o lançamento do perfume Chanel no. 5.
OPIUM
1970 - A quebra de toda sorte de tabus era prenunciada na década onde as mulheres clamavam por sua individualidade. A tendência oriental na perfumaria seria imortalizada com o lançamento de Opium.
ANGEL
3. A arte da perfumaria
Espaço dedicado a arte da perfumaria e todos seus detalhes como origem dos ingredientes, a arte da criação de perfumes, classificação olfativa e as diferentes etapas que compõem um perfume.
O perfume
Notas de saída ou cabeça :
São sentidas logo após a aplicação. Feitas de ingredientes mais voláteis.
Notas de corpo ou coração :
Saltam ao nariz quando o perfume seca. Expressam o tema principal da fragrância.
Notas de fundo ou base :
São os aromas que ficam na pele após longas horas. Seus ingredientes são responsáveis pelo poder de fixação do perfume.
Todas estas notas, de saída, corpo e fundo resultam numa harmonia única: O PERFUME.
Matérias primas
As matérias primas naturais utilizadas na fabricação de perfumes podem ser de diversas origens:
Flores, raízes, folhas, madeiras, resinas, frutas, etc.
Tocando neste painel você irá descobrir de que parte do mundo vem cada matéria prima.
O perfumista e o sentido do olfato
Munido de uma sensibilidade fora do comum, o perfumista cria verdadeiras obras de arte na combinação de substancias aromáticas com seu apurado sentido olfativo. Verdadeiros maestros da arte da perfumaria, interpretam as nuances de uma essência, imaginando o papel que cada ingrediente terá na composição olfativa final.4. Perfume no Brasil
Aqui você poderá conhecer vários aspectos culturais, religiosos e folclóricos relacionados com a perfumaria no Brasil além da história da perfumaria no país desde a chegada da corte portuguesa até os dias de hoje.
História
Da corte portuguesa vieram os primeiros frascos de perfume. Dos negros da Senzala, nasceu o hábito de banhar-se com ervas e flores, que protegia contra as doenças e maus espíritos
COTY - BRILHANTINA
1930
A perfumaria fina era ainda inacessível à classe média e o sabonete era a moda. Começam a chegar no Brasil grandes marcas como Coty e Myrugia. Os homens contavam com as perfumadas quinas e brilhantinas para os cabelos2000
O Brasil comemora seus 500 anos com a independência na moda e na perfumaria. A indústria mostra-se cada vez mais sadia, o mercado consumidor tem um potencial invejável e a diversidade das matérias primas é única. O Brasil tem tudo para ser a próxima grande fonte de inspiração para os criadores do planeta.
Renata Ashcar
Renata Ashcar é especialista em perfumaria e cosméticos. Graduada em publicidade é diretora da Cosmetics Marketing & Design desde 1986. Seu trabalho engloba a orientação estratégica de marketing, criação de produtos além de pesquisa, posicionamento de marcas e produtos.
Renata desenvolveu também diversos projetos culturais. Entre os trabalhos de sua autoria, estão:
Livro Brasilessência – A cultura do perfume
LIVRO: BANHO: HISTÓRIAS E RITUAIS
Guia de Perfumes /Edições 2008/2009/2010
Museu do Perfume / Arte e História
fotos: divulgação
fonte: http://www.renataashcar.com.br/
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