sábado, 20 de novembro de 2010

EXPOSIÇÃO EM NOVA YORK CONTA A TRAJETÓRIA DO ESTILISTA ESPANHOL BALENCIAGA

Prepare-se para mergulhar no universo de Balenciaga, um dos maiores nomes da moda do século 20. Nesta sexta-feira (19), o Queen Sofía Spanish Institute, espaço dedicado à cultura espanhola em Nova York, inaugura a mostra "Balenciaga: Mestre Espanhol", com 70 vestidos, acessórios e croquis criados pelo estilista nascido em Guetaria, região basca da Espanha.

Famoso por criar silhuetas arquitetônicas, Cristóbal Balenciaga (1895-1972) começou a costurar ainda na infância, aos 14 anos, e abriu seu primeiro ateliê em 1916, na cidade de San Sebastian, vizinha a Guetaria.
Os vestidos de festa criados por Balenciaga. O modelo conceitual à esquerda é de 1967. O da direita, tomara-que-caia estampado, foi desenhado em 1964 Sem seguir tendências, Balenciaga chegou ao auge nos anos 50 e reinou na alta-costura com sua moda de formas equilibradas, de olho nas proporções -- foi ele um dos primeiros estilistas a destacar os ombros femininos em suas roupas. Também foi o criador do vestido-saco, lançado em 1956.
À esquerda, um vestido de 1939, com cintura marcada e saia armada, estilo eternizado por Dior como New Look, em 1947. À direita, outro de seus modelos de festaA exposição fará paralelos entre o trabalho de pintores espanhóis como Goya, Picasso, Sorolla e Miró e os traços de Balenciaga, e mostrará ainda como a cultura espanhola, marcada pelas touradas e pelo flamenco, influenciou os desenhos do estilista. Entre as peças expostas, estão vestidos inspirados na dança e trajes que vestiram toureiros.
 Inspiração no flameco: a dança deu vida ao vestido da esquerda. Ao lado, croqui de uma das criações de BalenciagaA mostra "Balenciaga: Mestre Espanhol" ficará em cartaz até 19 de fevereiro de 2011.

fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário