quinta-feira, 19 de maio de 2011

Passeata dos Surdos em Brasília contra a proposta de Educação Inclusiva do MEC

Grupos de líderes Surdos do Brasil inteiro estão em Brasília para uma manifestação no prédio do MEC – Ministério da Educação e Cultura contra as propostas elaboradas pela Dra. de Educação Maria Teresa Egler Mantoan, e a assistente técnica de Educação a Profa. Cega Martinha Claret que pretende fechar a mais antiga Escola de Surdos - INES e também Escola de Cegos, as duas escolas foram criadas por D. Pedro II e hoje pretende fechar para incluir todos em escola regular.


A proposta apresentada pela Dra. Mantoan ao grupo de professores surdos e também ouvintes não combinam com o que a maioria dos surdos pensa, pois os alunos surdos estudarão em escolas regulares sem professora que saiba LIBRAS.Nos surdos consideramos que o mais importante deste aluno surdo é fazer o processo de aquisição da linguagem com a LIBRAS pois assim ele cresce desenvolvendo e aprendendo a língua de sinais.
Marcada para o dia 19 em frente ao prédio do MEC, a manifestação contra os dirigentes do Ministério da Educação e Cultura. Em 2010 houve a Conferência Nacional de Educação, mas as propostas que os grupos de Surdos sugeriram, foram vetadas por influência dos dirigentes do MEC e é esta é uma das razões da manifestação.
À partir das 11:30hs houve um  debate em audiência pública da Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais para Pessoas com Deficiência com a presença da Presidente da Feneis Karin Lilian Stroebel e a Diretora do Instituto Nacional de Educação de Surdos – Solange Maria da Rocha. O requerimento é do Senador Lindbergh Farias (PT-RJ) que ocorreu na sala 9 da ala Alexandre Costa.
No dia 20 de maio a partir das 10:00 haverá a passeata que seguirá do Museu Nacional de Brasília setor cultural Sul, LOTE 02, virão muitos surdos, ouvintes, simpatizantes, etc. para participar deste evento que é importante para defender o nosso direito de Escola Bilíngue de Surdos.
Este movimento é a favor da Educação Bilíngue para Surdos. Vamos ajudar a divulgar!

Atriz Marieta Severo apoia as escolas para surdos




Mais informações, no blog : https://sinalizandodf.wordpress.com 
fonte : Neivaldo A. Zovico



Nenhum comentário:

Postar um comentário