quinta-feira, 9 de junho de 2011

HOMENAGEM AO 96º ANIVERSÁRIO DE LES PAUL

 Les Paul, era o nome artístico de Lester William Polfus.
Nadcido em 09/junho de 1915,um virtuoso guitarrista e pioneiro no desenvolvimento de técnicas e instrumentos musicais elétricos.
  LES PAUL
Começou a se interessar por música aos oito anos de idade, quando começou a tocar gaita. Logo aprendeu banjo e posteriormente guitarra. Aos 13 anos de idade já era guitarrista de música country e já tocava profissionalmente.
Após participar de algumas bandas, Paul lançou seus dois primeiros discos em 1936: um deles com o nome de Rhubarb Red, e outro como músico da banda de Georgia White. Aos poucos Les Paul adquiria fama e surpreendia o mundo inteiro por seu talento fantástico com o intrumento e sua velocidade anormal nos solos, que até hoje surpreende à todos que o ouvem

GUITARRAS
Uma guitarra Les Paul.
Após anos fabricando suas próprias guitarras e inovando com novos modelos e características de fabricação, cria uma das primeiras guitarras com corpo de madeira sólido. A Gibson Guitar Corporation fabricou algumas dessas guitarras, mas não quis assiná-las com logo da marca. Após alguns anos, a fabricante mudou de idéia

GIBSON LES PAUL GOLD TOP
Essas primeiras guitarras tinham a pintura em dourado e por isso eram chamadas de Gibson Les Paul GOLD TOP. Aí então, a mais famosa, popularmente conhecida e de melhor qualidade é a Les Paul produzida pela Gibson. Existem outros fabricantes como a Epiphone, pertencente à própria Gibson, que no caso da Les Paul produz instrumentos de custo mais baixo.



A guitarra elétrica ganhou popularidade a partir de meados da década de 40, e então explodiu com o surgimento do rock nos anos 50
Como inventor, Paul ajudou a popularizar o rock’n'roll e a gravação multipista, que permite que artistas gravem diferentes instrumentos separadamente, cantem as harmonias com as gravações e depois equalizem e misturem as diferentes gravações em uma faixa final.
“De repente, perceberam que força era uma parte importante da música”, disse Paul. “Poder se expressar além dos limites normais de um instrumento sem amplificação era inacreditável. Hoje um garoto não imaginaria cantar uma música em um palco sem um microfone e sistema de som.”
SCORPIONS
EDDIE VAN HALEN
GEORGE HARRISON

SCORPIUS
JOHN LENNON
MICK RONSON
LESPAUL PAUL E PAUL MAC CARTNEY
ERIC CLAPTON
Com o passar dos anos, as séries Les Paul se tornaram uma das mais populares entre os músicos

MORTE
Em 12 de agosto de 2009, Paul morre de complicações de pneumonia, no hospital  no White Plains Hospital, em White Plains, Nova York.

PALMER
Ao saber da sua morte, muitos artistas e músicos homenagearam-no e expressaram publicamente sua tristeza. O ex Guns N 'Roses, o guitarrista Slash, o chamou de "vibrante e cheio de energia positiva". O guitarrista do U2, The Edge, disse: "Seu legado como músico e inventor vai viver e sua influência sobre o rock and roll nunca será esquecida".
fotos: divulgação

PEDRINHO

TARCISIO - OS VIBRANTES

Obs: Este post é dedicado ao meu marido Tarcisio e ao meu irmão Pedrinho, cujo sonho era uma
 LES PAUL




























Nenhum comentário:

Postar um comentário