segunda-feira, 25 de março de 2013

ELETRODOMÉSTICOS E A DÉCADA DE 50

Foi uma década de transformações e importantes acontecimentos políticos, culturais e sociais. E no plano familiar não era diferente.


Vários equipamentos, como rádios, televisores e máquinas, foram criados seguindo a fórmula de durabilidade e equilíbrio.


A televisão se popularizou e ídolos como Elvis Presley davam fôlego ao American Way of Life e permitia que as pessoas comuns assistissem aos fatos e acontecimentos dos ricos e estrelas de Hollywood, como o casamento da atriz Grace Kelly com o príncipe Rainier de Mônaco.

Esse foi o período da popularização da televisão e milhares de pessoas já tinham acesso à TV nos EUA, Europa e Ásia e, para nossa alegria, a tv desembarcou no Brasil com a ajuda do empresário Assis Chateaubriand.
Acho que por muito tempo a tv era a rainha do lar e ao longo dos anos a tv foi ganhando vários cômodos da casa e poucas famílias se reuniam em um único local para juntos assistirem tv, como na década de 50.
Entretanto essa evolução, também aconteceu com as refeições que antes eram feitas com toda a família e com o passar dos anos, cada um tem seu horário, seus compromissos e por isso comem quando dá e onde dá e o hábito de fazer as refeições juntos ficou para ocasiões especiais.
É a evolução do mundo, que se reflete na maneira de se relacionar, se vestir e se comportar.

PROPAGANDAS







Todos os eletrodomésticos serviam de garotos propagandas para ilustrar o capitalismo e o American Way of Life. As esposas perfeitas da década de 1950 eram retratadas nas típicas propagandas do período.
As mulheres e esposas estavam sempre sorrindo e felizes com as novas descobertas da tecnologia que prometiam facilitar suas vidas e deixar os maridos satisfeitos depois de um duro dia de trabalho.
Esse foi o período em que as mulheres precisavam cuidar da beleza, da casa, do marido e dos filhos, mal sabiam elas que essa jornada no futuro só iria aumentar, somado a essas atribuições da década de 50 - atualmente elas teriam de incluir: estudos, viagens a trabalho, emprego e vida social. Será que daqui há alguns anos ainda aparecerão mais atribuições? Cansei só de pensar.... ahahaha.


fotos: divulgação

fonte:
http://www.rafaelando.com/2012/04/eletrodomesticos-e-decada-de-50.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário