quarta-feira, 3 de julho de 2013

ONCINHA RESGATADA EM RONDÔNIA NÃO VOLTARÁ PARA A SELVA

Uma onça parda fêmea ainda filhote, encontrada durante fiscalização no interior do Amazonas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e batizada de Gretchen, está agora no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Rondônia. Gretchen apresenta comportamentos específicos da espécie, mas não poderá voltar ao habitat natural, já que viveu em cativeiro como animal doméstico. 
ONCINHA GRETCHEN

Vai permanecer no Cetas até que um zoológico ou instituição especializada a abrigue. Enquanto isso está sendo cuidada pela equipe do Centro com duas porções diárias de 200 gramas de carne misturada ao leite. A partir dos seis meses, sua alimentação deverá ser basicamente carnívora. Há cerca de um ano, o Cetas apreendeu também a onça parda macho Dodge. 

Implantado pela Santo Antônio Energia em Porto Velho (RO), o Cetas já atendeu mais de dois mil animais entre anfíbios, répteis, aves, mamíferos e invertebrados, resgatados em áreas próximas à Usina Hidrelétrica Santo Antônio pelo Programa de Resgate de Fauna ou em apreensões do Ibama. Classificado pelo órgão ambiental como o maior e mais avançado espaço de triagem de animais silvestres do Brasil, o Centro possui recintos específicos para grandes felinos e para diversas espécies de aves, laboratório de exames, sala de raio-X e quarentena. As instalações e equipamentos do Cetas serão cedidos ao Ibama posteriormente, já que o resgate de fauna na área da Usina Hidrelétrica Santo Antônio já foi encerrado. No total, mais de 110 mil animais foram resgatados e devolvidos ao meio ambiente, segundo a assessoria de imprensa da Santo Antonio Energia.

foto: divulgação

fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário