quinta-feira, 19 de setembro de 2013

EXPOFLORA RECEBE A PRIMAVERA COM CHUVA DE PÉTALAS ESPECIAL NO DOMINGO

A tradicional Chuva de Pétalas que acontece nos finais de tarde durante a realização da Expoflora, em Holambra, será especial no domingo, dia 22, quando tem início a Primavera (17h38). O volume aumentará de 540 mil para 810 mil pétalas de rosas que serão lançadas de helicóptero sobre os 250 mil metros quadrados da área da exposição para que todos os visitantes tenham oportunidade de pegar a sua.
Helicóptero soltar e espalha as pétalas de rosa pelos 250 mil m² do recinto 
 O momento será mais emocionante, uma vez que, durante o lançamento das pétalas, estará sendo executada, simultaneamente em todo o recinto, a música Sol de Primavera, de Beto Guedes. Segundo a tradição, quem pegar uma pétala antes que ela toque o chão terá seu desejo realizado. E isso acontecerá exatamente no momento em que terá início a estação das flores. 
Chuva de Pétalas é um dos destaques da Expoflora 
A chuva de pétalas de rosas é uma das principais atrações da maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. As outras são a própria exposição de flores, carro-chefe do evento, a mostra paisagismo e jardinagem, e o passeio turístico por Holambra com visita a um campo de flores, além da culinária e danças típicas holandesas, Museu Histórico, minissítio, parque infantil e muito mais. A 32ª Expoflora conta com os patrocínios da Ypê, Chopp Kremer e Banco do Brasil, e com o apoio da Ultragaz e Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra. 

Emoção


A chuva multicolorida e perfumada faz com que as pétalas flutuem no ar e dancem ao sabor do vento, como se brincassem com as pessoas, de todas as idades, que disputam as pétalas que caem sobre elas. Segundo a tradição, as pessoas devem fazer um pedido e pegar uma pétala antes que ela toque no chão. Muitos garantem que o desejo é, realmente, realizado. As pétalas não recolhidas no ar por mãos estendidas ou com a ajuda de bonés, chapéus, bolsas, lenços, camisas e sacolas, deixam no chão, um colorido tapete, divertindo principalmente as crianças. 
São duas chuvas de pétalas realizadas nos finais de semana. Uma delas é fixa, para a qual é utilizado um equipamento especial para o lançamento das pétalas ao ar. A outra é feita por um helicóptero que as lança por sobre todo o recinto do evento. Para cada chuva são utilizadas as pétalas de cerca de 18 mil rosas para cada espetáculo em terra ou pelo ar. 
As flores são despetaladas, uma por uma, para a retirada dos miolos e das impurezas. Os preparativos começam bem cedo. Pra cada espetáculo, às 7h as 1.500 dúzias de rosas, já colhidas, são levadas para um galpão onde uma equipe de até oito pessoas está preparada para despetalá-las. 
O trabalho manual é necessário para evitar que espinhos e impureza misturem-se às pétalas. 
Depois, para que não murchem, elas são guardadas em uma câmara fria especial até minutos antes do espetáculo. Aos sábados e domingos a quantidade dobra para a realização de duas chuvas diárias. 

Até o convite para participar da Chuva de Pétalas é uma atração à parte. O público começa a ser atraído às 16h por artistas, bandas itinerantes, dançarinos e performistas em um desfile puxado por carros alegóricos decorados com flores e plantas ornamentais, que levam os visitantes até o local onde acontece essa chuva muito especial. 
Parada das flores
Inspiradas no desfile de encerramento das atividades diárias do parque da Disney, a Parada das Flores (16h) e a Chuva de Pétalas (16h30) são duas das atrações mais esperadas e divertidas da Expoflora. Assim como o desfile realizado no parque de Orlando, a Parada das Flores também tem por objetivo atrair o público para a apoteose do evento. 
Só que, na Expoflora, em vez de fogos de artifício, o espetáculo é feito na forma de uma chuva que, em vez de molhar, encanta a todos os que dela participam por ser feita com as pétalas de aproximadamente 150 quilos de rosas. A realização diária da Chuva de Pétalas só é possível graças à união dos produtores de rosas de Holambra que, para os 25 espetáculos realizados nos 15 dias do evento, doam quase quatro toneladas de rosas. 

Sobre a Expoflora

A Expoflora atrai cerca de 300 mil turistas por ano. Holambra é uma antiga colônia holandesa, hoje um importante município que abriga as maiores cooperativas de flores do país e respondem por cerca de 40% do comércio de flores e plantas ornamentais do Brasil. O nome Holambra é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. 

32ª Expoflora
Data: de 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta-feira a domingo
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
Informações para o público: (19) 3802-1421 e expoflora@expoflora.com.br

fotos:divulgação
www.expoflora.com.br
















Nenhum comentário:

Postar um comentário