domingo, 29 de março de 2015

VISITA A LBV - LEGIÃO DA BOA VONTADE (SP)

Dia 25 de março, eu Joanna Prado (Jornal Jardins)  e a Alida Bertoncini  (Jornal da Mulher.Org), visitamos a Sede Central da LBV, em São Paulo, onde fomos recepcionadas com muito carinho pelos assessores de imprensa Rafael e Renata, que nos mostrou, o funcionamento de várias alas da instiuição, como Berçário, Sala de Musica, Biblioteca, e  demais dependencias da LBV, que mantem crianças de 04 meses até adultos.
É um espaço onde os pais, enquanto trabalham com tranquilidade, podem deixar os filhos em segurança no contraturno escolar, tendo a missão de educar com Espiritualidade Ecumênica, aliando ao ensino da matemática, do português e demais disciplinas, os valores éticos.
E o que mais nos impressionou é que a LBV, não conta com nenhuma ajuda do Governo.
 Todo o trabalho é realizado graças ao apoio valoroso do povo, de voluntários e parceiros que, juntos, promovem a  Solidariedade àqueles que mais precisam.
Olha somente visitando a LBV, para conferir o tamanho da dedicação e organização para com as  crianças, e adolescentes, que lá ficam.
FOTOS DA VISITA A LBV
A assessora Renata nos conduzindo nas alas da LBV
Assistindo a uma apresentação do coral, que nos emocionou muito, que alem do vocal, tambem nos apresentou a canção em Libras.
Sendo presenteadas pelo alunos da LBV


Foto com o coral
 
Recebendo uma lembrança da nossa visita a LBV 

SOBRE A LBV
 LBV - LEGIÃO DA BOA VONTADE
A Legião da Boa Vontade (LBV) é uma associação civil de direito privado, beneficente, filantrópica, educacional, cultural, filosófica, ecumênica, altruística e sem fins econômicos, reconhecida no Brasil e no exterior por seu trabalho nas áreas da educação e da assistência social. Fundada em 1º de janeiro de 1950 (Dia da Paz e da Confraternização Universal), pelo radialista e poeta Alziro Zarur (1914-1979), tem como diretor-presidente o jornalista, escritor, compositor, educador e também radialista e poeta José de Paiva Netto.

A LBV atua em dezenas de cidades brasileiras, prestando atendimento de qualidade que abrange de crianças a idosos e se estende suas famílias. São mais de 70 unidades socioeducacionais entre escolas, abrigos para idosos e centros comunitários de assistência social, que resgatam em cada atendido a sua autoestima e transformam para melhor a sua realidade. Além disso, a Instituição garante que o local seja seguro e o trabalho de qualidade, com a atuação de profissionais e voluntários capacitados. Todo o atendimento se soma ao despertar de valores éticos, ecumênicos e espirituais, norteado pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico . As ações sociais da LBV atendem à legislação e Política Nacional de Assistência Social e enquadram-se, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, em serviços de proteção social básica (convivência e fortalecimento de vínculos) e proteção social especial de alta complexidade (abrigagem).

JOVENS E ADULTOS
Com o objetivo de promover a cidadania e a vivência de valores no Bem, a LBV oferece a jovens e adultos escolas e programas sociais que preparam para a entrada, permanência e reinserção no mercado de trabalho, além de potencializar seus talentos, com atividades educativas e culturais.
 Os espaços lúdicos, a exemplo da Brinquedoteca da escola, são compostos por jogos pedagógicos, que possibilitam aos alunos desenvolverem habilidades motoras, intelectuais e emocionais, assim como a concentração, a autonomia e a socialização.
 A Legião da Boa Vontade promove a cultura e a prática esportiva por meio do Esporte é Vida!. Na ação, os jovens refletem sobre a importância do esporte como ferramenta educacional e de transmissão de valores em ambiente seguro e com acompanhamento profissional.
 Há décadas, a Legião da Boa Vontade propaga a mensagem: "A destruição da natureza é a extinção da Raça Humana", pensamento de seu diretor-presidente, José de Paiva Netto. Por meio de suas ações, a escola conscientiza as crianças desde a infância sobre a preservação do Meio Ambiente.
Com a missão de educar com Espiritualidade Ecumênica, as Escolas da Legião da Boa Vontade formam Cérebro e Coração.
 
  A LBV promove, por meio da Brinquedoteca, atividades que trabalham as linguagens artística e corporal, ajudando a desenvolver a criatividade, o senso percepção e a capacidade de se expressar da criança.




 Nas escolas, além de integrar os conteúdos pedagógicos para a formação dos educandos com excelência, a estimulação para o gosto pelos livros ocorre num processo que contempla: educador, aluno e família. Desta forma, todos são conscientizados de seus papéis para a valorização da cultura dos educandos.

INVESTIR NA MULHER É INVESTIR NA FAMILIA
Mulheres em situação de risco social e pessoal no Brasil têm sido beneficiadas pelo trabalho da LBV, que as ajuda a superarem a pobreza, a fome e a violência em busca de uma vida melhor. Muitas delas são mães e têm seus filhos amparados pela Instituição, desde o útero materno.

ACREDITAR NUM BRASIL MELHOR
A LBV acredita e investe no futuro de milhares de crianças e adolescentes, oferecendo atendimento em suas Escolas, onde recebem educação de qualidade em período integral; e nos seus Centros Comunitários de Assistência Social, onde elas têm a oportunidade de participar de atividades culturais, artísticas e esportivas

A LBV atua incessantemente na formação integral do ser humano e de seu espírito eterno. Para isso, aplica, com muito sucesso, em sua rede escolar e em seus programas socioeducacionais a Pedagogia do Afeto, que norteia a educação de crianças de até 10 anos de idade, e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ministrada a partir dos 11 anos. Criada pelo educador Paiva Netto, essa vanguardeira proposta pedagógica tem como diferencial a Espiritualidade Ecumênica, fator essencial para a promoção da Cultura de Paz.

fotos: divulgação

http://www.lbv.org.br

Sede Central
Rua Sérgio Tomás, 740 — Bom Retiro. São Paulo/SP, Brasil. CEP: 01131-010
Tel.: (11) 3225-4500
Fax: (11) 3225-4608




Nenhum comentário:

Postar um comentário