quarta-feira, 25 de maio de 2016

4K NO MERCADO DE TVS

Dia 25/ maio na sede da Samsung, em São Paulo, no evento Inovação e diferenciais da tecnologia 4K no mercado de TVs, o Vice-Presidente da área de Consumer Eletronics, Tony Firjam e Erico Traldi, Gerente Senior da área de Consumer Eletronics, apresentaram todas as possibilidades proprocionadas por essa tenologia que está revolucionando o mercado mundial de TVs.

Tambem foi apresentada no evento a nova campanha  publicitária da Samsung sobre o tema. 



Sua próxima TV será 4K

O mercado de TVs 4K está em forte crescimento, com opções mais baratas e também com mais conteúdos disponíveis. 

Saiba como aproveitar essa tecnologia.

Com cada vez mais conteúdo disponível e com modelos bem mais acessíveis chegando às lojas, as TVs 4K estão conquistando espaço no mercado global e no brasileiro. Segundo análise da IHS DisplaySearch, só em 2015, mais de 32 milhões de unidades de modelos com resolução Ultra HD foram vendidas no mundo todo, um aumento de 173% em relação ao ano anterior. E esse é um crescimento que não deve parar nos próximos anos.

 No entanto, ao mesmo tempo em que aparelhos 4K se fazem mais presentes no mercado, cresce também a oferta de modelos que oferecem qualidade de imagem muito inferior ao prometido – apesar de também terem resolução 4K. São displays com pixels estruturados de forma diferente do que é proposto pelo padrão RGB.
 

 Qual a diferença de um para o outro?
Primeiro, os aspectos técnicos. Segundo a Organização Internacional para Padronização (ou ISO, na sigla em inglês), um “pixel” é o menor elemento capaz de executar completamente a funcionalidade a qual é destinado. No caso de uma TV, portanto, o pixel é considerado o menor elemento que pode reproduzir a gama completa de cores que o equipamento oferece.

Então como identificar uma TV 4K?
Para identificar se uma TV 4K utiliza o padrão RGB basta tirar uma foto com zoom de um smartphone, a uma distância de um palmo da tela e de preferencia em uma imagem clara.
 
                    TV RGB                                           TV RGBW
                   

 Existem dois tipos de estruturas de pixel e é neste ponto que reside a diferença de uma TV 4K certificada, para uma não certificada e com qualidade inferior. A grande maioria dos equipamentos de TVs utiliza o sistema RGB (red, green e blue, ou vermelho, verde e azul) em sua estrutura. São essas cores primárias que, quando “misturadas” entre si, formam todas as outras que vemos. Aliás, vale lembrar que o padrão RGB é o mesmo adotado por equipamentos de captação, de filmadoras profissionais a câmeras de smartphones.
 
Em uma TV 4K com padrão RGB, todos os pixels têm a mesma estrutura. Dessa forma, todos os milhões de pixels que compõem a tela conseguem reproduzir qualquer cor. Mas esse não é o caso de uma TV 4K RGBW, que utiliza uma estrutura diferente. Em vez de ser composta inteiramente por pixels com as três cores primárias, uma das cores é substituída por luz branca – resultando em pixels ora sem a cor verde, ora sem vermelho ou ora sem azul. Apenas 25% dos pixels dessas TVs 4K RGBW têm todas as cores primárias.
 

 
Compromete-se, dessa forma, a resolução e a qualidade da imagem, visto que uma TV 4K RGBW não é capaz de reproduzir com fidelidade conteúdos capturados por equipamentos que utilizam o padrão RGB na filmagem. Perde-se, mais precisamente, 25% das informações gravadas graças a essa limitação, o que reduz consideravelmente o nível de detalhe que a tecnologia Ultra HD oferece.
Os efeitos podem ser sentidos nas cores, por exemplo. Quando reproduzidas em uma TV 4K RGBW, imagens brancas ganham tons azulados, enquanto imagens coloridas ficam opacas e sem brilho. O contraste também sofre com a menor qualidade da estrutura RGBW: vários detalhes da imagem ficam escondidos e acabam não sendo reproduzidos.
 
Mas como nem sempre é possível fazer isso, há organizações que ajudam a identificar as telas com unidades RGB e RGBW. É o caso da norte-americana Associação de Eletrônicos de Consumo (ou CEA) e da europeia Digital Europe (DE), que fornecem selos apenas para modelos que atendam as especificações estabelecidas pelos fabricantes que fazem parte da associação.
 
http://img.global.news.samsung.com/global/wp-content/uploads/2015/08/RGBW_Main_2.png
Os selos fornecidos pela DE e pela CEA
 
 
Líder mundial no mercado de TVs há 10 anos consecutivos, a Samsung busca sempre atender a esses padrões elevados estabelecidos por associações de empresas do ramo. Por isso, todas as TVs UHD 4K da Samsung são certificadas por essas associações, garantindo que os modelos oferecem a melhor qualidade de imagem possível.

SOBRE A SAMSUNG ELECTRONICS CO., LTD.
 
A Samsung Electronics Co. Ltd. inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos vestíveis, tablets, câmeras, linha branca, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de rede e soluções de semicondutores e LED. Para conhecer as últimas novidades, visite a Samsung Newsroom em news.samsung.com.

fotos: divulgação










Nenhum comentário:

Postar um comentário