sábado, 4 de maio de 2013

AS NOVAS IDADES DA MULHER

Dos 30 aos 70, as mulheres rejuvenescem e dão novo significado à maturidade
O perfil das mulheres brasileiras mudou bastante nos últimos anos, especialmente o daquelas que vivem em grandes centros urbanos, com maior acesso à tecnologia, à educação e ao mercado de trabalho.
A imagem da vovó que ficava sentada na cadeira de balanço fazendo tricô, cozinhando para os netos e maldizendo a vizinha desquitada está em extinção. Hoje, a mulher de 60 anos pode até ter habilidades para o artesanato e preparar bolos deliciosos, mas também trabalha, vai à academia, namora – e passa longe da acepção de “idosa” que um dia nossas avós e bisavós encarnaram.

Quem é a mulher de 30, atualmente? E em que ela difere da mulher de 30 dos anos 80? Conheça um pouco mais do perfil das mulheres contemporâneas, em cada década de vida, e as peculiaridades de cada faixa etária.

MULHERES DE 30
MARIANA XIMENES 
Hoje a mulher de 30 é representada pela atriz Mariana Ximenes (31): mais independente financeiramente, com a carreira em primeiro plano.
Boa parte delas, especialmente as mulheres de classe média, ainda não tem filhos e adia a maternidade para se dedicar à carreira. Ou vive a primeira gravidez nesta faixa. “Estudar e trabalhar já é algo estabelecido para esta geração. O casamento já é colocado como uma etapa tardia da vida”, comenta a antropóloga Mirian Goldenberg, autora do livro “Coroas” (Record, 2008).
Outras mulheres que representam o que é ter 30 hoje em dia: Kate Middleton (31), Sabrina Sato (32), Camila Pitanga (35), Beyoncé (31), Juliana Paes (34) e   Shakira (36)
KATE MIDDLETON 
SABRINA SATO
CAMILA PITANGA

BEYONCÉ
JULIANA PAES
SHAKIRA
Antes, as mulheres de 30, mesmo da geração anterior, já tinham famílias constituídas e se dedicavam ao lar. Se não tivessem se casado, eram vistas como “solteironas”. “Muitas delas eram casadas e tiveram filhos, mas, ao mesmo tempo, se empenharam duramente para ter acesso à educação, mesmo ainda assumindo os papéis tradicionais de mãe e esposa”, explica a historiadora Susane Rodrigues de Oliveira, professora doutora na Universidade de Brasília (UnB) e especialista na área de estudos de gênero e história das mulheres.

MULHERES DE 40
CLÁDUIA ABREU
Hoje a mulher de 40 é como a atriz Cláudia Abreu: tem filhos de idades bem distintas (em 2001 nasceu a primogênita, em 2007 a segunda e em 2011, o caçula), uma carreira consolidada, investe nos estudos – mesmo que de maneira mais tardia – e continua dando importância à profissão. 

Com o avanço da medicina, a mulher também pode pensar em ser mãe mais para frente. É o caso da atriz Halle Berry, que está esperando o segundo filho aos 46 anos. “É a mulher da jornada tripla, aquela que teve suas conquistas profissionais, mas continua cuidando da família”, diz a historiadora e socióloga Rosana Schwartz.

Outras mulheres que representam o que é ter 40 hoje em dia: Cláudia Raia (46), Ivete Sangalo (40), Dira Paes (43), Gwyneth Paltrow (40), Luciana Gimenez (43), Carolina Ferraz (45).
CLAUDIA RAIA
IVETE SANGALO
LUCIANA GIMENEZ
CAROLINA FERRAZ
Antes, uma mulher de 40 já era mãe de adolescentes e dificilmente voltaria a estudar. Quando trabalhava, dividia as tarefas do lar com a profissão, que geralmente era ligada ao “universo feminino”, como magistério ou enfermagem. Também não era bem vista pela sociedade caso fosse divorciada. “Era uma mulher que não tinha uma preocupação tão grande com a aparência e com o corpo. Usar maquiagem e se produzir eram coisas para fazer apenas quando se tinha um evento muito importante, um casamento e olhe lá”, ilustra a antropóloga Mirian Goldenberg, que também coordena uma pesquisa denominada “Corpo, Envelhecimento e Felicidade”.

MULHERES DE 50
LUIZA BRUNET
Luiza Brunet: a mulher de 50 está pronta para começar um novo romance, uma nova carreira, uma nova vida
Hoje a mulher de 50 é como a ex-modelo Luiza Brunet (50): aparência jovial, carreira já consolidada e disposição para começar um novo romance. Recentemente, Luiza afirmou estar se sentindo em seu melhor momento. “É uma mulher experiente, mas ainda jovem e ativa na vida social. Muitas são ‘mães de família’, mas atuam também em várias carreiras profissionais”, afirma a historiadora Susane Rodrigues.

CHRISTIANE TORLONI
É o caso da atriz Christiane Torloni, que acaba de ser escolhida como nova rainha de bateria da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, aos 56 anos.

Outras mulheres que representam o que é ter 50 hoje em dia: Xuxa Meneghel (50), Maitê Proença (55), Madonna (54),  Fátima Bernardes (50), Sharon Stone (55).
XUXA
MAITÊ PROENÇA

MADONA

FÁTIMA BERNARDES
SHARON STONE
Antes, uma mulher de 50 anos provavelmente já era avó e dificilmente começaria um novo relacionamento, caso se separasse ou ficasse viúva. “Antes, com a chegada do climatério, a mulher se considerava velha. Era mais presa ao seu mundo privado, dentro do lar”, comenta Rosana Schwartz.


MULHERES DE 60
HELEN MIRREN
Hoje a mulher de 60 é como a atriz britânica Helen Mirren (67): corpo saudável, aparência natural, ainda ativas profissional, social e, muitas delas, até sexualmente. “É um prolongamento não só da expectativa de vida, mas da carreira também. Antes a mulher de 60 era uma senhora.
 Hoje, uma delas é presidente da República”, exemplifica a socióloga Rosana Schwartz.

Outras mulheres que representam o que é ter 60 hoje em dia: Marieta Severo (66), Meryl Streep (63), Bruna Lombardi (60), Ana Maria Braga (64) e   Irene Ravache (68)
MARIETA SEVERO
MERYL STREEP
BRUNA LOMBARDI
ANA MARIA BRAGA
IRENE REVACHE
Antes, uma mulher de 60 se enxergava com limitações, como se tivesse um selo de validade prestes a vencer. Sem tantas alternativas médicas e tecnológicas hoje disponíveis, ela não se cuidava muito. No campo profissional, as que estavam no mercado de trabalho estavam vislumbrando a aposentadoria.

MULHERES DE 70
 
JANE FONDA
Hoje a mulher de 70 é como Jane Fonda: saudável, bonita e com vigor para atuar no mercado de trabalho e em novos projetos – a atriz norte-americana de 75 anos esteve recentemente no Brasil para promover o seu livro “O Melhor Momento: Aproveitando ao Máximo Toda a Sua Vida”. “As mulheres de 70 hoje são ativas, bem informadas, viajam com as amigas”, afirma Mirian Goldenberg. Com a maior longevidade da população brasileira, que em 2009 teve expectativa de vida de 73,1 anos, segundo dados da SIS, boa parte das mulheres nesta faixa etária está mais preocupada com a saúde e a aparência, pratica exercícios moderados e tem uma alimentação balanceada.


Outras mulheres que representam o que é ter 70 hoje em dia: Marília Pêra (70), Raquel Welch (72), Gloria Menezes (78), Betty Faria (72), Sophia Loren (78), Joana Fomm (73), Marina Colasanti (75), Aracy Balabanian (73).
MARILIA PÊRA

RAQUEL WELCH
GLORIA MENEZES

BETTY FARIA
SOPHIA LOREN
JOANA FOMM
MARINA COLASANTI
ARACY BALABANIAN
 A mulher de 70 era a avó que fazia tricô, bordados e bolos deliciosos. Dedicava-se única e exclusivamente à família e dificilmente realizaria um trabalho fora de casa de forma mais ativa. “Agora, aquela vovó caseira, quieta e de cabelos brancos tende a ficar somente nos contos e na poesia”, brinca Rosana Schwartz.

fotos: divulgação
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário